Imagem capa - Welcome drink: o que é e qual opção devo servir para os convidados? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Welcome drink: o que é e qual opção devo servir para os convidados?


Depois do “sim”, é hora de comemorar ao lado dos convidados especiais e demonstrar o quanto vocês, como casal, estão felizes de tê-los ao seu lado neste dia especial. Mas, além de todas as delícias do buffet, há uma forma deliciosa de mimar a família e os amigos: o welcome drink.




O welcome drink, ou coquetel de boas-vindas, é uma tendência nos casamentos. Basicamente, consiste em incluir, no início da celebração ou da recepção, bebidas leves para os convidados.


Recepcionar as pessoas queridas com uma bebida diferente e especial é uma forma de demonstrar carinho e agradecer a presença de um jeito inovador.




Após um dia cheio de preparativos, também para os convidados, uma boa bebida é uma excelente maneira de abrir o paladar para o buffet apetitoso que está por vir.


Portanto, se você está pensando em investir no welcome drink para o seu casamento, você está lendo o artigo certo. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa novidade!


Qual é o diferencial do welcome drink?


O welcome drink é aquela bebida bem gostosa que você serve para recepcionar seus convidados, antes ou durante a cerimônia ou até mesmo para “começar os trabalhos” da festa.


Mais do que mais uma opção de bebida do bar, é uma forma gentil de receber os convidados e fazer com que eles se sintam queridos e à vontade logo na chegada ao evento. 




É importante entender que o welcome drink não é (e nem deve ser) uma das bebidas servidas ao longo da festa de casamento.


A intenção é que este mimo seja diferente e inovador, proporcionando bem-estar para os convidados logo na chegada do evento.


Em geral, a maioria das noivas prefere oferecer algo bem mais levinho, apenas para atiçar o apetite dos convidados, enquanto eles aguardam o término da cerimônia de casamento e o início do buffet. 




O welcome drink virou tendência em grandes celebrações depois de ser um costume de etiqueta em recepções mais intimistas, para poucas pessoas.


Como servir o welcome drink?


As bebidas podem ser servidas em bandejas pelos garçons ou colocadas em mesas ou carrinhos com plaquinhas indicativas, para as pessoas se servirem à vontade.


Capriche na decoração da mesa: coloque flores, luzes, garrafas, jarras e objetos de decoração.




Taças e copos bonitos, criativos e pomposos, em tamanhos e cores diferentes, proporcionam destaque para o welcome drink.


Apenas cuide para utilizar o copo correto para cada tipo de bebida - isso o seu buffet é capaz de orientar; por exemplo, o champagne deve ser servido em taças compridas, sempre.


Com ou sem álcool?


O welcome drink de casamento pode ou não conter álcool. Essa é uma escolha que deve ser baseada no perfil dos convidados e na preferência dos noivos. 




Na dúvida, vale servir as duas opções! Assim, fica mais fácil agradar todos os gostos, já que cada um pode escolher o tipo de bebida de sua preferência. Boas opções sem álcool são refrigerante, suco e água de coco.


Concilie o drink com a estação do ano


A estação do ano em que você irá se casar tem grande influência no tipo de welcome drink a ser servido.




Se você pretende se casar no verão, por exemplo, o ideal é servir bebidas geladas, águas aromatizadas e batidas com frutas, contendo álcool ou não. 


Menta, gengibre, hortelã, laranja e limão são alguns dos ingredientes mais refrescantes para drinks e, por isso, os mais recomendados para a estação mais quente do ano!




Já durante o inverno, recomenda-se servir bebidas mais encorpadas como café, licor de cacau, conhaque ou chocolate quente. As frutas vermelhas também combinam muito com o tempo frio e devem estar incluídas na sua lista de drinks!




Lembrando que casamentos diurnos também combinam com bebidas mais leves e refrescantes e os noturnos, por sua vez, com drinks mais rebuscados.


6 sugestões deliciosas de welcome drink para o seu casamento


Além do charme, a versatilidade é uma qualidade que distingue o welcome drink das outras bebidas servidas na festa. Pensando nisso, separei 6 ideias que prometem encantar seus convidados:


1. Água aromatizada


As águas aromatizadas são excelentes opções para servir em casamentos no campo ou de estilo rústico. 


É ideal, também, para servir em casamentos celebrados no verão, uma vez que ajuda a manter o corpo hidratado e são bem refrescantes, naturais e saudáveis. 




O preparo é muito simples e o visual fica lindo para compor a entrada do seu casamento. Basta usar água gelada com pedaços de frutas cítricas (limão e laranja) ou frutas vermelhas.


Algumas especiarias ajudam a compor o sabor e a leveza, como canela, cravo, manjericão, hortelã e hibisco.




Combine com seu buffet de servir em dispensers de vidro ou cristal, acompanhados de torneiras. Assim, a beleza da água fica visível e cada convidado pode se servir à vontade.


2. Champagne/espumante


Se a água aromatizada é a preferida entre as bebidas não alcoólicas, o champagne é o destaque quando se trata de welcome drinks alcoólicos.




Se antes o espumante era a bebida oficial do corte do bolo, agora seu glamour e sofisticação também ganham espaço no começo da festa.


Escolha entre os tipos brut (mais seco) e moscatel (mais adocicado). Para isso, vale, novamente, levar em consideração o perfil dos convidados e o gosto dos noivos.




Símbolo de comemoração, o champagne é requintado e refrescante. A forma mais charmosa de servir é logo na entrada, com uma equipe oferecendo as taças aos convidados ou em uma exposição na vertical com suportes para as taças. Assim, cada convidado pega o seu e já faz um brinde aos noivos!


3. Água de coco


É difícil encontrar alguém que não goste de água de coco - por isso, a bebida já tem conquistado o coração dos noivos quando se trata do welcome drink.




Especialmente para casamentos na praia, este é o welcome drink perfeito, fazendo com que os convidados entrem no clima logo no início da celebração. 


Essa é uma opção de bebida natural e refrescante. Se não quiserem servir diretamente no coco, utilize recipientes menores que imitam o fruto ou taças transparentes.


4. Coquetéis de frutas


Eles são o drink curinga, conquistando o coração da maioria dos convidados. Versáteis, os coquetéis podem ser preparados com ou sem álcool, atendendo a todos os gostos.




Frutas, em geral, combinam com celebrações ao ar livre, mas os coquetéis são tão amados que também ganham espaço nas festas noturnas.


São várias as opções de frutas para os coquetéis, como o tradicional limão, melancia, manga, morango, uva, kiwi, melão e coco.




Para as opções sem álcool, o ideal é usar sucos diferentes ou bater as frutas com leite. Já as versões mais fortes levam vodca, além da adorada piña colada que é feita com rum, leite de coco e suco de abacaxi. 


5. Limonada


A receita tradicional de água com limão pode ganhar mais sabor e impressionar os convidados se adicionarmos ingredientes extras.


Uma ideia refrescante e de paladar marcante é a limonada combinada com alecrim, hortelã ou manjericão




Outra opção interessante é a Pink Lemonade, uma limonada rosa muito comum lá nos Estados Unidos. Os xaropes de groselha e de rosas também combinam com a limonada, produzindo este surpreendente drink.


O mais interessante é que além de deliciosa, pois tem um sabor a mais que vem da groselha, ela é linda e é ideal para quem não bebe nada alcoólico.




A limonada suíça também é uma opção de bebida super refrescante, com o delicioso sabor do leite condensado!


6. Drinks da moda


Nos últimos tempos, três drinks especiais vêm conquistando a preferência das pessoas: gin tônica, moscow mule e aperol spritz.


Escolher uma ou todas essas delícias como welcome drink certamente irá encantar os convidados e deixá-los ainda mais ansiosos pela festa.




Aromática e surpreendente, a gin tônica leva gin, água tônica, limão, folhas de hortelã, alecrim fresco e gelo.


Já o moscow mule é preparado tradicionalmente com vodca, cerveja de gengibre e limão e servido em lindas canecas de alumínio, com espuma de gengibre e uma fatia de limão no topo.




O aperol spritz é uma tendência que começou no verão europeu e aqui no Brasil os adeptos da bebida celebram o sabor refrescante da mistura de aperol e prosecco. O tom alaranjado da bebida, acompanhado de uma rodela de laranja, deixará seu welcome drink muito mais charmoso!


Por fim, para decidir o welcome drink do seu casamento, escute opiniões do seu cerimonialista, cheque referências na internet e peça opinião de outros noivos. Qualidade é essencial, pois dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? 


Com o welcome drink, seus convidados ficaram felizes e animados de serem surpreendidos com essas delícias logo na chegada. Essa alegria merece ser registrada!


Portanto, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!




Gostou de saber tudo sobre welcome drink? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )


E se você curte as minhas fotos e deseja conversar sobre o seu casamento, me mande um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!