Imagem capa - Conheça os 10 mandamentos da madrinha de casamento perfeita por Ricardo Clavello

Conheça os 10 mandamentos da madrinha de casamento perfeita


Pode comemorar, sorrir e chorar: você foi convidada para ser madrinha da sua grande amiga. E agora, como diria o tio Ben do Homem-aranha: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Por isso eu venho te contar os mandamentos da madrinha de casamento!


Tradicionalmente, a madrinha de casamento funciona como braço direito da noiva, ajudando desde a organização da festa até a escolha do vestido.




Receber o convite para ser madrinha, além de uma prova de amizade, demonstra o grau de confiança da noiva em suas qualidades.


Afinal, ser madrinha é mais do que vestir uma paleta de cores especial e ter uma participação exclusiva na cerimônia.


Da decoração às dúvidas do coração, a madrinha de casamento deve estar pronta para ajudar a noiva - é, sim, uma missão madrinha de casamento.




Portanto, passada a emoção inicial, é hora de saber quais são as suas funções, já que a noiva as confiou para você. Confira 10 mandamentos da madrinha de casamento perfeita!


1. Respeitarás o dress code


Esse é um item que rende muita discussão: a paleta de cores dos vestidos das madrinhas.


Há madrinhas que amam, pois assim terão visualmente um posto de destaque na cerimônia. Por outro lado, há aquelas que fiquem receosas se o tom cairá bem, se encontrarão modelos adequados na cor escolhida e mais.




No entanto, não torne isso um pesadelo - ressignifique e transforme a busca pelo vestido perfeito em um desafio prazeroso.


Se a noiva escolheu uma cor, modelo ou tecido para os trajes das madrinhas é essencial respeitá-lo. Nada de bancar a rebelde. Fazê-la feliz é sua missão!


2. Serás conciliadora do casal


Os momentos pré-casamento podem ser um pouco estressantes e, às vezes, podem surgir brigas e discordâncias entre o casal nos preparativos.


Portanto, um dos mandamentos da madrinha é estar atenta para suavizar possíveis focos de discussão entre os noivos.




As madrinhas e os padrinhos devem estar a postos para levar harmonia aos noivos e fazer aquela conciliação básica.


Que tal uma noite de pizza ou barzinho para descontrair em meio a tantos contratos e compromissos?


3. Deixarás a noiva feliz e relaxada


Vida de noiva é cheia dos compromissos - muitos prazerosos, mas outros que podem gerar alguns percalços.


Dessa forma, não só durante o grande dia, mas na etapa pré-casamento, a madrinha deve tranquilizar a noiva.




Não se esqueça que sua amiga tem um milhão de tarefas e detalhes para resolver, então qualquer tipo de ajuda (mesmo que seja apenas a sua companhia) será sempre bem-vinda. 


Da escolha do vestido ao auxílio para levar e buscar contratos, a madrinha sempre deve estar de prontidão.




Além disso, entre os mandamentos da madrinha sempre estão uma boa conversa, um jantar ou cinema para distrair a noiva da tensão pré-casamento. 


4. Serás presente


Ser madrinha de casamento não significa apenas escolher um lindo vestido e ganhar um lugar especial no altar. 


Agora, você também possui papel importante para ajudar a organizar o grande dia. Por isso, nos meses que precedem o casamento, é possível que você seja convocada para degustações, visitas a ateliês, decoradores e muito mais.




Reorganize sua agenda - tente se fazer presente ao máximo. Assuma o compromisso de madrinha de casamento como qualquer outro trabalho da sua rotina! (Mas é claro que esse job é muito mais prazeroso, né?)


5. Não descansarás até que encontrem o vestido dos sonhos


Por falar em visitas a ateliês, auxiliar na escolha do vestido de noiva é uma das missões mais nobres da madrinha.


Sua amiga precisa sentir que está experimentando o vestido dos seus sonhos, e encontrá-lo pode ser um trabalho de meses e meses. 




Sua presença na prova terá um lado funcional: a noiva precisa de alguém que a oriente e possa mostrar sua opinião sobre todos os detalhes.


E, de quebra, você viverá um momento intenso e emocionante. Será um presente estar ao lado da noiva quando ela finalmente achar o vestido que usará no dia. Pode apostar que será difícil segurar o choro.


6. Organizarás as festas pré-casamento


São muitos os eventos que antecedem o dia oficial do casamento: chá bar, chá de lingerie, chá de cozinha, despedida de solteira e mais.


Ao mesmo tempo, você já sabe que os noivos têm uma sua agenda lotada com inúmeros compromissos com fornecedores para resolver antes do grande dia.




Por isso, nada mais justo que a organização dos chás e da despedida se tornem mandamentos da madrinha.


Afinal, essas são festas que existem justamente para que os noivos se divirtam e descansem durante um período tão corrido.


7. Serás pontual


Pontualidade é um item fundamental para a madrinha, principalmente se você for participar do dia da noiva.


Todas as madrinhas devem ter sua maquiagem e seu penteado já prontos antes da noiva, para não correrem risco nenhum de atrapalhar na logística das fotos do making of da noiva, da saída do hotel e na chegada da cerimônia.




Lembrando que o dia da noiva é um dos momentos em que a noiva mais vai precisar de suas fiéis escudeiras, para sentir que está tudo controlado, e assim tentar ficar mais relaxada. 


8. Estarás presente também no civil


É uma das madrinhas e um dos padrinhos que devem fazer o papel de testemunhas dessa união perante o Estado no casamento civil.


Lembrando que pode ser realizado em outra data (em outro local) ou junto com a cerimônia religiosa. 




Dessa forma, enquanto madrinha, mostre disponibilidade para essa função e, se os noivos não falarem nada, lembre-se de recordá-los sobre este detalhe.


9. Estarás preparada para imprevistos


Enquanto protagonista da festa, a noiva pode não estar preparada ou até mesmo não ter tempo para resolver imprevistos.


Além disso, trata-se do dia mais importante da vida dela - logo, as madrinhas devem ser a rede de apoio para que a noiva não precise resolver nenhum pepino.


Logo, enquanto madrinha, ajude ficando de olho no buffet e no bar, principalmente se a noiva não contar com uma assessoria nesse momento.





Mas, acima de tudo, busque cuidar da noiva e da imagem dela. Auxilie na manutenção dos grampos no lugar, em deixar a maquiagem impecável e  garantindo que ela coma durante a festa.


Uma dica de ouro é levar na sua clutch um pequeno kit de primeiros socorros, com vários instrumentos que podem ajudar naquele momento de necessidade - agulhas e alfinetes são alguns deles, por exemplo.


10. Saberás a hora de sair de cena


Ufa, sua missão madrinha de casamento está quase cumprida. A este ponto, a cerimônia já está acontecendo: deslumbrante, do jeito que os noivos sempre sonharam.


Você estará orgulhosa de ter cumprido o seu papel, já terá participado do making of e tirado todas as fotos tradicionais. Além disso, espero que tenha cumprido todos os mandamentos acima.




Dessa forma, é hora descansar e curtir a festa. Dê espaço para o casal aproveitar a cerimônia e festa a dois e também vá curtir seu amor e os amigos!


Casar uma grande amiga é um momento de muita emoção para as madrinhas de casamento.


Se você foi presenteada com essa função e está ansiosa com os preparativos, tenha em mente esses mandamentos que você será uma madrinha exemplar.


E lembre-se que o importante de tudo você já tem: todo o carinho e amor dos noivos.



Gostou de saber as os mandamentos da madrinha de casamento? Noiva: envie já este artigo para as suas madrinhas. Lembrando que eu estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )


E se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.



Ah, e se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o  seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!