Imagem capa - 7 curiosidades sobre alianças de casamento que você irá amar saber por Ricardo Clavello

7 curiosidades sobre alianças de casamento que você irá amar saber


Entre os diversos símbolos envolvidos na celebração de um casamento, não há nenhum mais encantador e emocionante que as alianças. Por isso, busquei trazer aqui para o blog curiosidades sobre alianças que irão emocionar qualquer noiva. 


A palavra “aliança” tem origem no termo grego alligare que significa ”ligar-se a”, ”compor”.




A aliança de ouro, em geral utilizada por casados, representa a união entre dois corações e o compromisso.


É como se a aliança que ocupa o dedo anelar da mão esquerda dissesse que os noivos assumem de cuidar um do outro enquanto viverem, amando, respeitando e sendo fiel um ao outro.




Uma aliança de casamento será usada todos os dias e, portanto,  será um "lembrete" diário de que você disse sim a uma vida a dois, além de uma recordação dos votos e de todo o amor que compartilham. 


Fato é que este anel possui singularidades que poucos conheciam - até agora! Continue a leitura e descubra 7 curiosidade sobre alianças:


1. A veia d’amore


O costume de usar a aliança de casamento no dedo anelar da mão esquerda também apresenta origem os romanos.


Eles acreditavam que neste dedo existe a veia d’ amore (veia do amor), ligada diretamente ao coração.




Portanto, que dedo seria mais adequado para colocar o símbolo do amor eterno, se não aquele por onde passa a veia do coração


Hoje em dia, ainda que muitos não saibam o verdadeiro significado, continuam adotando o mesmo dedo para aliança. 




Se é verdade ou não, fato é que essa história de veia d’amore é muito bonita e romântica, né?


2. Posse e fortuna


Após Alexandre, o Grande, conquistar o Egito, o uso da aliança de casamento foi difundido entre os gregos, oferecendo às noivas o significado de posse e fortuna.




Para este povo, as alianças de casamento representavam a confiança que o marido possuía na esposa, já que o anel também era usado como chave para dar acesso aos bens materiais de um homem. 


Em geral, a mulher não recebia a aliança na cerimônia e sim quando chegava na sua nova casa.


3. Propriedade


Já para os cristãos, o início do uso da aliança significava um verdade “certificado” de propriedade da noiva - ou seja, simbolizando que ela não estava mais disponível para outros pretendentes. 


Papo torto e muito estranho para as mulheres de hoje - que são altamente independentes, fortes e empoderadas.




Mas a partir do século IX que a Igreja Cristã passou a adotar a aliança como símbolo de união, amor e fidelidade entre o casal. Ainda bem, né?


4. Perdeu a aliança? Xi…


Com os cristãos, outros mitos e curiosidades sobre alianças foram surgindo com o tempo.


Os escoceses, por exemplo, acreditavam que se a mulher perdesse a aliança ela estaria condenada a perder o marido


E se o marido fosse o responsável pela perda, também estaria condenado a perder a esposa.




Verdade ou não, de toda forma é melhor ter cuidado redobrado com o símbolo de união com amor da sua vida. 


Fique atento ou atenta para não esquecer quando lava as mãos em lugares públicos, por exemplo.


5. Tradução do infinito


Afinal, você já deve ter se perguntado: por que um anel é o acessório escolhido para representar a união em um matrimônio?


O que faz um anel mais especial que uma pulseira, um colar ou um brinco? A resposta é simples e está em sua forma


O círculo perfeito é a tradução do infinito, pois não é possível identificar onde se inicia e onde se termina.




E é isso que esperamos quando nos casamos: o infinito e a eternidade, repleta de amor, ao lado da pessoa para a qual dizemos "sim" no altar.


Além disso, as duas alianças colocadas lado a lado formam um oito deitado. Esse oito é o símbolo do infinito aplicado pela Filosofia, Matemática e Teologia e, neste contexto, quer dizer que o amor não tem limite


6. Diamantes nas bodas


Muitos noivos escolhem cravar as alianças de casamento com um pequeno diamante - pedra essa que pode ser trocada de acordo com as bodas.


O diamante é a pedra natural de maior resistência. Por causa dessa durabilidade, o ele representa a indestrutibilidade do compromisso do casal e do casamento.




Além disso, o diamante se lapida através do atrito que a pedra sofre. Quanto mais atrito, maior será a lapidação e maior será o seu valor


E assim também devemos entender um relacionamento, né? Haverá atritos, mas o casal sábio irá conseguir superá-los juntos, deixando o seu “diamante” cada vez mais brilhante.




O diamante, também, pode ser uma escolha e adicionado nas bodas de diamante, que correspondem a 75 anos de casados.


Nesta fase, o casal pode escolher colocar uma pedra de diamante para revelar ao mundo a solidez do amor que viveu ao longo de 75 anos juntos.


7. Achar a aliança perfeita demora


Escolher a aliança perfeita é uma responsabilidade e tanto - ainda mais quando quem faz isso é o noivo com o objetivo de surpreender a noiva.


Estima-se que os noivos levam 3 meses procurando o anel perfeito, visitam mais de 4 joalherias diferentes e analisam cerca de 27 modelos.




E aí, pronto para a jornada em busca da aliança dos sonhos?


Em resumo, hoje as alianças de casamento são um símbolo difundido em todo o mundo, sendo usadas pelos noivos na cerimônia religiosa ou civil.


A troca das alianças de casamento é feita ao final da celebração e é a representação espiritual, amorosa e material da união, demonstrando a ligação entre duas vidas. Sempre um momento emocionante! 


Gostou de saber as curiosidades sobre alianças de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )


E se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.




Se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o  seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!