Imagem capa - 7 fatos que todo fotógrafo gostaria que os noivos soubessem por Ricardo Clavello

7 fatos que todo fotógrafo gostaria que os noivos soubessem


É claro que o fotógrafo de casamento é o grande artista responsável por “pintar” seu grande dia. Mas os noivos também tem responsabilidade em gerar boas fotos!




Você provavelmente deve estar pensando que, ao contratar um fotógrafo de qualidade, é só deixar a magia acontecer.


Mas aí que está - grande parte do brilho da fotografia de casamento está na disponibilidade dos noivos em protagonizarem lindos momentos.




Dessa forma, fotos deslumbrantes são resultado de um trabalho conjunto entre os noivos e o fotógrafo. Vocês entram com a felicidade e eu, por exemplo, com a expertise!


Para que vocês possam vivenciar momentos lindos e colaborar com a construção de fotos impecáveis, apresento para vocês 7 fatos que todo fotógrafo gostaria que os noivos soubessem. Confira!


1. Boas fotos levam tempo


Fotografia - principalmente a de casamento - não se resume a sorrir para a câmera e o fotógrafo disparar uns cliques.


Sobretudo quando se trata de um evento tão importante quanto o casamento, boas fotos levam tempo!




Por isso, durante a cerimônia, é essencial que haja fotos emocionantes e intimistas do casal. 


Assim sendo, faça uma pausa da família e dos convidados após o sim e vá com o fotógrafo para um lugar bonito e aconchegante.


Depois da cerimônia, tenha calma. Ofereça oportunidades para que o fotógrafo capture vocês e os convidados conversando, dançando e realmente aproveitando a festa




Além disso, eu recomendo que os registros comecem bem antes da celebração - fazer um ensaio pré-casamento, por exemplo, faz com que os noivos se familiarizem com as câmeras.


Já o making of da noiva e do noivo registram aquela ansiedade gostosa antes da cerimônia e eternizam a confraternização com pessoas queridas.


Assim sendo, quanto mais oportunidades e mais tempo disponível para o fotógrafo, melhores fotos serão feitas!


2. Não fiquem prontos em cima da hora - principalmente a noiva


Essa dica tem muito a ver com o primeiro ponto comentado acima. O ideal é que os noivos, mas principalmente a noiva, se programe para ficar pronta um pouco antes do horário combinado.


Só assim será possível fazer um mini-ensaio da noiva e fazer com que, assim, ela curta a sensação de estar linda e pronta em seu vestido.




É importante lembrar que não adianta gastar muito dinheiro para reservar um lugar lindo para o making of se você não ficar pronta a tempo de tirar as fotos.


Eu mesmo já vivi situações em que não pude fazer nenhuma foto antes da cerimônia por causa de atrasos de maquiadores e cabeleireiros. 




A dica é fazer um planejamento: converse com o fotógrafo e descubra quanto tempo ele precisa para fazer essas fotos.




Com essa informação em mente, agende com os profissionais o horário que você deve estar pronta, calculando uma margem de segurança de pelo menos 20 minutos.


3. Fotografia é um memorial


Você entende o verdadeiro valor da fotografia de casamento quando pensa nas gerações futuras. Suas fotos serão um tesouro para as gerações futuras!


Quer uma prova? Você venderia, hoje, o álbum de casamento dos seus pais? Posso apostar que não!




A única forma de seus futuros filhos e netos estarem na sua festa de casamento é pelas fotos e vídeos. 


Além disso, a fotografia é o centro de confraternizações importantes. Imagine só que delícia será reunir a família para ver as fotos do casamento e reviver este momento tão especial?


4. Fotos autênticas são muito melhores


As noivas, principalmente, têm a tendência de sonharem acordadas com o dia do casamento.


Neste meio tempo, procuram diversas referências no Pinterest de decoração, buffet e, também, fotos.




Assim sendo, muitas até mesmo montam um roteiro de fotos e poses de gostariam de reproduzir no grande dia.


Mas, conselho de amigo (e de fotógrafo): jamais dê uma lista de fotos para o seu fotógrafo.


Isso porque eu costumo dizer que a fotografia de casamento deve contar a história de um casal. E, cada casal, tem uma história única que deve refletir em fotos originais.




Portanto, relaxe e permita que a espontaneidade da sua celebração dê asas à criatividade do fotógrafo.


Deixe de lado os protocolos e não se preocupe com poses! Não vai me dizer que você não prefere curtir a emoção com seus convidados do que posar com eles?


Acredite na qualidade do trabalho que você contratou. Dê liberdade criativa ao seu fotógrafo e o resultado será surpreendente!


5. Relaxe e viva o momento


Para que seu fotógrafo possa criar e fazer registros emocionantes, vocês noivos devem viver cada instante com emoção, é claro.


Por causa da ansiedade, muitos noivos acabam vivendo cada etapa da celebração muito rápido.




Ou a noiva caminha muito depressa ao entrar na igreja, ou fazem a troca das alianças muito rápido, assim com o beijo no fim da cerimônia. 


Se vocês deixarem a ansiedade tomar conta, vocês poderão ficar “travados” e, assim, comprometer que a emoção do momento transpareça.




Portanto, relaxem! Permitam-se chorar, sorrir, ler os votos com calma, olhar nos olhos, receber abraços e carinho.


Na hora da festa, beba, dance, sorria e curta ao máximo - acredite, a maioria das minhas melhores fotos surgem nesse momento! 


6. Você não irá se arrepender de contratar o pacote completo


Você e seu noivo são um casal do tipo tímido, que não sabem como vão conseguir ficar à vontade na frente das câmeras?


Nesse caso, a melhor alternativa é contratar um pacote completo: ensaio pré-casamento, making of da noiva e do noivo, além da cobertura tradicional.




Assim, desde o ensaio pré-casamento o casal cria amizade e intimidade com o fotógrafo, se acostumando com os cliques e, assim, chegando ao grande dia mais à vontade.


O making of da noiva, por exemplo, é um excelente momento para eternizar a cumplicidade com a mãe, as madrinhas, além de todo o preparo da noiva e, é claro, aquele friozinho na barriga bom antes de subir ao altar.




O noivo, também, já merece destaque e pode criar um próprio momento de confraternização com amigos e padrinhos, curtindo ao máximo a alegria do grande dia.


7. Cuide da sua equipe de fotografia


Essa dica pode parecer até besta, mas é sempre bom avisar pois, acredite, cuidados como este podem passar despercebidos.


Faça um acordo com seu buffet para cuidarem da sua equipe de fotografia, oferecendo alimentos fresquinhos.




Além disso, a equipe de fotografia precisa de uma pausa para recarregar as energias para, assim, continuar a fazer bons cliques.


Profissionais com fome e mal humorados dificilmente ficarão inspirados a fazer boas fotos, não é mesmo?




Com essas dicas, agora é aproveitar e curtir ao máximo o seu grande dia - e, contratando um profissional de confiança, saiba que ele não deixará escapar nenhum momento importante.


Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.




Gostou de saber o que o fotógrafo gostaria que os noivos soubessem? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )


E se você curte as minhas fotos e vídeos e deseja bater um papo sobre o  seu casamento, é só me mandar um whatsapp. Se disser que leu este artigo, rola um descontinho incrível no orçamento!