Imagem capa - 19 perguntas para fazer ao cabeleireiro e maquiador de casamento por Ricardo Clavello

19 perguntas para fazer ao cabeleireiro e maquiador de casamento


Se embelezar para o seu casamento é um grande investimento, de tempo e dinheiro. Por isso, você deve ter a certeza de que fez a escolha certa quando se trata do cabeleireiro e maquiador de casamento.





Afinal, mais do que lidar com seu dinheiro, esses profissionais são os responsáveis por valorizar a sua beleza para o dia mais feliz da sua vida.


Mas ainda que você já consiga visualizar o resultado final da aparência que deseja para o grande dia, você precisa estar alinhada com o cabeleireiro e o maquiador para que tudo saia dentro dos conformes.  




Pensando nisso, convidei as cabeleireiras e maquiadoras Thai Medeiros e Tatiane Moraes para responder 19 perguntas que você, enquanto noiva, deve fazer ao cabeleireiro e maquiador de casamento. Vamos lá?


1. Como será o teste de maquiagem e cabelo?


Você quer estar impecável no grande dia, logo, é normal querer garantir que o penteado e a maquiagem sejam do seu gosto.


Acostumados com essa exigência das noivas, os cabeleireiros e maquiadores já oferecem, sim, o teste de beleza. Esse é o caso da Thai e da Tati.




“O teste de beleza da noiva serve para encontrarmos o look perfeito para o dia da noiva. É dia de experimentação e criação! Tudo feito com muito cuidado, calma e em total acordo com os outros elementos da imagem da noiva”, explica Thai. 


Segundo ela, é absolutamente importante fazer o teste - tão importante, que hoje em dia, ela não vende mais o pacote da noiva sem o teste. 


Já Tati ressalta que o teste deve ser feito com antecedência: “o teste de maquiagem e penteado é agendado com aproximadamente 1 mês de antecedência ao casamento.”.




Ela lembra, ainda, que em geral esse teste está incluso no valor do serviço. Porém a noiva pode fazer um teste quando quiser, mesmo sem fechar um contrato de noiva. Nesse caso, é cobrado um valor a parte. 


2. Tenho liberdade de fazer mudanças no penteado e a maquiagem?


Verifique com o cabeleireiro e maquiador de casamento até onde você pode intervir no trabalho.


Thai menciona que pequenas mudanças, como cor de batom ou tamanho de cílios, é fácil de atender.




No entanto, mudanças maiores são totalmente arriscadas, pois geram dúvidas e, no dia da noiva, não há muito tempo para experimentações. “Por isso, o teste de beleza é tão fundamental”, reforça. 


Tati acrescenta que, embora a noiva possa fazer pedidos, o profissional é sempre responsável por orientá-la para as melhores escolhas: “às vezes o olhar leigo das noivas muda quando explico que talvez uma mudança aqui, outra ali, seja melhor e mais adequado para ela dentro do visagismo.” 




Assim sendo, por mais que você possa solicitar mudanças, confie no potencial e profissionalismo do cabeleireiro e do maquiador.


3. No dia do casamento você me acompanhará até a festa?


Se você ficará mais segura fazendo eventuais retoques na produção durante a festa, verifique se o cabeleireiro e maquiador de casamento oferecem este serviço.


A Tati, por exemplo, oferece esse acompanhamento por um valor à parte. Já para as clientes da Thais, ela oferece o serviço de retoque pós-cerimônia.




“É um momento em que a noiva volta para o camarim, come alguma coisa e faço as mudanças. E também há o acompanhamento por duas horas de festa”, explica Thai.




São dois serviços diferentes e podem ser adicionados ao pacote de beleza da noiva, de acordo com a demanda dela.


4. Quanto tempo antes do casamento eu estarei pronta?


Verifique com os profissionais o tempo necessário para que você fique pronta com calma, sem se atrasar para cerimônia e com a beleza impecável.


O dia da noiva é muito corrido e cheio de emoções! O trabalho de embelezamento é minucioso e não deve ser feito às pressas. 




Thai Medeiros afirma que prefere começar bem cedo: “desta forma, as noivas podem comer com tranquilidade, fazer as fotos de making of, parar pra chorar com a mensagem da tia, com as flores do noivo, com o abraço da mãe, etc”. 


Segundo ela, a programação é sempre deixar a noiva totalmente pronta pelo menos 30 minutos antes de sair pra casar.




Tatiane reforça também que o horário de preparação da noiva também deve variar de acordo com os outros profissionais.




“Eu gosto de entrar em contato com o fotógrafo, videomaker e cerimonialista para chegar em um acordo do horário ideal de entrega da noiva, para que dessa forma todos tenham tempo de executar seu trabalho”, explica. 


O trabalho exclusivo da Tati - maquiagem, penteado e assessoria durante o making of - dura de 2h30 a 3h.


5. É mais elegante usar cabelo preso?


Você também deve ouvir seu cabeleireiro sobre o estilo do penteado. Mas, acima de tudo, entender suas preferências.


Para Tatiane Moraes, não existe um penteado ideal no geral, mas sim um penteado ideal para aquela pessoa, afinal, cada indivíduo é único e tem suas particularidades.




No entanto, há um alerta para aquelas que preferem fios mais soltos: “quando a noiva pretende casar de cabelo solto ou semi preso, eu como profissional oriento que o cabelo não ficará arrumadinho a festa toda”, ressalta Tati. Logo, o coque é uma boa escolha para quem não quer que o cabelo desarrume de forma alguma. 


Por fim, a Thai nos lembra que penteado é algo muito pessoal e elegância é algo absolutamente relativo. 




Tudo depende do contexto do casamento, da época do ano e da noiva. Mas ela também tem a mesma visão que a Tati entre cabelo preso vs. solto: “É claro que o cabelo preso dura a festa toda. Já o solto, não, pois está sujeito a suor, umidade, animação e drinks voadores!”. 


6. O penteado deve estar em sintonia com o estilo do casamento e o vestido?


Todo cabeleireiro irá responder sim para essa pergunta - fique sabendo de antemão!


“Para chegarmos a uma imagem harmônica, é preciso que cada detalhe da composição dialogue entre si”, explica Thai.




Dessa forma, reúna fotos do vestido, dos acessórios, explique o estilo da festa e mais.


7. É necessário mudar radicalmente o visual no dia do casamento para surpreender?


Se você pensa em radicalizar no visual, converse com o cabeleireiro e maquiador de casamento antes de fazer qualquer besteira.


Tatiane Moraes pede para você lembrar que seu noivo gosta de você desse jeitinho. “Por isso uma produção atemporal, clássica, para que a noiva esteja bonita e não modificada”, completa.



Thai reforça que se a noiva quiser experimentar algo novo, que faça isso com uns 10 meses de antecedência.


Se não curtir, dá tempo de recuperar o antigo visual. “Minha dica é que as noivas sejam sempre elas mesmas na versão diva. Mudanças radicais são delicadas, sempre”, decreta.


8. Com quanta antecedência e como devo ir preparando o meu cabelo?


Se você pretende fazer procedimentos ou dar uma atenção especial para o cabelo por conta do casamento, converse com o profissional.


Thai Medeiros aponta que para cabelos saudáveis, não há a real necessidade de tratamentos de hidratação e nutrição! É claro que são sempre bem-vindos, mas somente até um mês antes.




“O cabelo não pode estar super mole e macio para fazer o penteado, porque isso compromete a estruturação e durabilidade”, explica.


O correto para o dia da noiva, é lavar os cabelos de 2 a 3 vezes (até que esteja totalmente limpo), só com shampoo. Passe longe do condicionador neste dia.




Já a Tati costuma pedir para a noiva procurar um dermatologista para cuidar do cabelo e da pele no ato do contrato, geralmente com um ano de antecedência. 


9. No grande dia, devo ir ao salão de beleza ou pedir para me pentearem em casa?


Essa é uma questão que você deve apresentar para os profissionais mas, também, avaliar qual é a sua preferência.


“Eu particularmente não gosto do clima de salão, acho muito vago para um dia tão importante. Gosto que a cliente se sinta realmente especial, que aquele ambiente foi preparado para ela, por isso indico que a noiva reserve um hotel”, aconselha Tati. 




Ela também costuma disponibilizar o seu estúdio de maquiagem, onde somente a noiva e suas acompanhantes serão atendidas. “Lá elas podem receber o fotógrafo, o videomaker para fazer as cenas, tudo com muita calma e harmonia”, explica. 




Thai concorda que os atendimentos domiciliares são melhores para a noiva. O fato dela não precisar se deslocar, otimiza muito o dia e evita mais uma ansiedade.


10. Os produtos profissionais deixarão meu cabelo mais saudável?


Você deve perguntar o cabeleireiro sobre a qualidade dos produtos usados, mas saiba que eles vão te deixar bela, não necessariamente cuidar.


“A função dos produtos de penteado não é tratar os cabelos. É proporcionar brilho, estrutura e durabilidade”, explica Thai. 





No entanto, ela reforça que os bons produtos possuem fatores de proteção térmica, que são essenciais para não danificar os fios.


Tati lembra que fazer um penteado, principalmente um penteado que dure, acaba ressecando um pouco os fios - mas nada que uma hidratação posterior não resolva.


11. Como posso manter o penteado perfeito desde o início até o final do casamento?


Essa é uma pergunta que você deve fazer ao cabeleireiro para saber se há alguma dica de durabilidade para o penteado.




Thai reforça que  os penteados presos facilitam bastante essa missão. Mas que, de uma forma geral, é difícil garantir 100% de durabilidade até o final, por conta de umidade, suor, chuva e movimentação dos convidados. 




Tati é da mesma opinião: “é bem difícil, a não ser que você fique preocupada com isso o tempo todo, não dance, não curta e não deixe as pessoa te abraçarem. Casamento é para ser curtido, celebrado, final de festa é mais que normal a noiva não está com os fios no lugar.” 


12. Quais cuidados tomar com a pele antes do dia do casamento?


Todo profissional de beleza de confiança irá enfatizar a importância de cuidar da pele antes do casamento.




Tati já tem as recomendações na ponta da língua: “jamais tome sol nos 15 dias que antecedem o casamento. Também procure uma dermatologista para preparar sua pele para o grande dia, beba muita água e se alimente bem.” 




Thai reforça que se você não cuidar da pele, a make não fará milagres. “Quanto mais cuidada e hidratada, a pele, menos produto é necessários, mais luminosa e natural ficará a maquiagem e mais tempo vai durar intacta”, explica. “Para uma boa pintura, é preciso uma boa tela.” 


13. O que não deve ser feito na pele no dia do casamento?


Se há cuidados que devem ser tomados antes do casamento, no dia e pertinho da data alguns devem ser evitados. Pergunte quais.




Thai pede para que as clientes evitem limpeza de pele, peelings, usar produtos com ácido (com exceção dos ácidos hialurônico e glicólico). Sobrancelha e buço no dia, nem pensar! Faça com pelo menos 3 dias de antecedência. 


Tati alerta para evitar tomar sol e cutucar cravos e espinhas. 


14. Qual a diferença entre o make dia e o make noite?


Pergunte, também, sobre a maquiagem ideal para o turno em que ocorrerá o casamento.


De acordo com a Tati, o que muda é a intensidade da sombra, o tipo de pigmento e o iluminador.




Ela reforça que durante o dia com a incidência de muita luz é interessante não usar sombras com partículas grandes de brilho nem iluminador com muita cintilância, pois eles captam muita luz. 




Thai lembra, ainda, que o mais importante é a personalidade da noiva. “Já fiz noiva que casou ao entardecer, na praia e de olhão preto (considerada make noite) e ficou incrível. Tinha tudo a ver com ela”, relembra. 


15. Como funciona a prova da maquiagem?


Se você agendou um teste de maquiagem antes do casamento, precisa saber como ele irá funcionar.


Thai explica que, em geral, a noiva leva todos os acessórios que usará no dia e vai com blusa branca. “É fundamental a roupa clara!”, reforça.




É legal também ter uma pesquisa de make e cabelo. “Eu tento sempre adequar esse briefing às características físicas e de personalidade da noiva e acabo propondo algo também. Geralmente, acertamos de primeira!”, comemora. 


A Tati gosta muito de pedir inspirações de maquiagem e penteado, para que ela possa criar um perfil para a noiva e, juntas, definirem o que será feito. 


16. Devo usar cílios postiços? Que cuidados tomar?


Cílios postiços são um a mais na maquiagem que muitas noivas adoram, já outras têm receio. Pergunte à respeito também!


Thai acha que os cílios são a parte mais glamourosa da maquiagem e complementam muito a mensagem de imagem que a noiva quer transmitir.




“É a cereja do bolo e existe uma infinidade de modelos. Só precisa lembrar de não esfregar os olhos durante a festa”, alerta.


Tati reforça que os cílios postiços dão mais charme às fotos, mas nem todo mundo se adapta. E tá tudo bem se você preferir não usar!


17. Como fazer a maquiagem durar a festa toda?


Thai conta que existe uma forma correta de preparar a pele, uma ordem de construção e produtos de finalização específicos para maquiagem de evento. 


No entanto, ela lembra que é a prova d'água, mas não a prova de esfregão (nem a prova de batom vermelho da tia! rs)




Tati também alerta as noivas para buscar a procedência do material do maquiador. 


“O uso de produtos de qualidade e resistentes a água fazem toda diferença, além de uma boa preparação da pele”, pondera.


18. O que fazer para não perder o batom durante a refeição?


É claro que, como a Tatiane Moraes recomenda, o ideal é ter uma amostra do batom usado para você retocar.


Mas a Thai também reforça que existem alguns batons de longa duração! Aqueles de 24 horas. 




Ela também lembra que alimentos gordurosos e o gás das bebidas comprometem a durabilidade. Por isso, o melhor é comprar o batom e levar com você.


19. Como tirar a make e ter uma pele bonita depois do casamento?


Se há uma preocupação com o embelezamento, saiba que, após o casamento, você não pode dormir de maquiagem - e deve ficar com a pele limpinha na lua de mel.


Tati pede para que você não esqueça de remover a produção com lenço demaquilante e usar máscaras faciais de acordo com seu tipo de pele.




Thai ressalta que você deve preferir o demaquilante bifásico e só parar de passar quando o algodão sair limpo.


Ufa! São muitas as perguntas para fazer ao cabeleireiro e ao maquiador. Espero que, com este artigo, você esteja mais tranquila para ficar linda para o seu grande dia!


Lembre-se de que tamanha beleza deve ser registrada no making of da noiva. Então se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial. 




Gostou de saber quais perguntas você deve fazer o cabeleireiro e maquiador de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )