Imagem capa - Por que fazer um vídeo para casamento é ter sua história contada? por Ricardo Clavello

Por que fazer um vídeo para casamento é ter sua história contada?


Eu que sou fotógrafo há alguns anos sempre falei sobre a importância das fotos de casamento. De uns tempos para cá, sempre aconselho as noivas que me procuram a também incluir vídeos no orçamento. Muitas se perguntam: “por que fazer um vídeo para casamento? Há realmente necessidade?”. 


Há, sim! O álbum e o vídeo são mídias que se completam. Enquanto as fotos promovem uma narrativa estática, o vídeo dá vida, cores e movimento a acontecimentos marcantes.


Ricota Filmes: Suellen e Kleber - Instagram from Ricota Filmes on Vimeo.


No entanto, esqueça aquela ideia de vídeo lá de décadas atrás. Não estou falando de uma câmera que filma sua entrada inteirinha e passa pelos convidados nas mesas da festa.


Eu falo sobre uma verdadeira experiência de cinema, que não só registra fatos, mas também emociona.


O vídeo de casamento moderno é aquele que conta a história de um casal. Por isso, se você ainda acha esse serviço uma bobagem, hoje quero mostrar o contrário.


Neste artigo eu trouxe 6 motivos que explicam por que fazer um vídeo para casamento é ter sua história contada. Confira!


1. A era do storytelling


Você sabe o que é storytelling? Essa é uma técnica muito usada hoje por produtoras de vídeos para  emocionar o público.


Storytelling é um termo em inglês. "Story" significa história e "telling", contar.

 

Mais que uma mera narrativa, o storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.


Ricota Filmes: Juliana e João Gabriel - Trailer from Ricota Filmes on Vimeo.


Isso quer dizer que, se você contratar uma produtora de confiança, você levará a emoção do cinema para a filmagem do seu casamento.


Sim! Uma produtora de filme de qualidade é aquela que irá gravar todos os momentos mas que será capaz de criar um roteiro emocionante e, na edição, não só mostrar cenas avulsas, mas criar uma história do seu grande dia


Se antes você até se entediava com filmagens antigas de casamento da família, saiba que na era do storytelling o seu vídeo de casamento será capaz de emocionar e envolver quem assiste à narrativa. 


2. Uma narrativa é criada do making of à festa


Por falar em narrativa, entenda que o vídeo é a ferramenta que irá contar em detalhes o dia do seu casamento do começo ao fim.


Do momento em que você começar a se arrumar até a última dança, cada detalhe será contado com muita emoção.




Com as cenas, você irá acompanhar a ansiedade da preparação, o frio na barriga de se ver vestida de noiva, a emoção da troca de olhares e a catarse do primeiro beijo casados. 




Uma boa produtora de vídeo será capaz de criar um encadeamento desses fatos, a fim de que qualquer pessoa que assista se emocione e entenda como foi o grande dia.


3. Os votos são eternizados


Os votos do casamento, além de representarem o clímax da união do casal, contam partes importantíssimas da história de um casal.


Além de serem uma declaração romântica, nos votos os noivos costumam resgatar como se sentiram quando se conheceram e alguns dos melhores momentos que viveram juntos.


Em resumo, os votos também ajudam a contar a história do casal para os convidados.


Ricota Filmes: Thai e Evandro - Trailer from Ricota Filmes on Vimeo.


Logo, um vídeo de casamento é capaz de eternizar essa contação de histórias que flui de maneira emocionante e bem-humorada da boca dos apaixonados.


Portanto, se você escrever votos emocionantes, certamente um trecho será utilizado na edição do vídeo e as suas histórias serão eternizadas!


4. As pessoas queridas também vão estampar as cenas


Uma pessoa sem amigos é uma pessoa sem história. Além do mais, você é fruto do amor de pessoas muito especiais, como seus pais, irmãos, tios e avós.


Uma coisa que eu odeio pensar, mas é fato, é que nossos pais não são eternos, assim como os avós.




Quanto aos nossos amigos, muitos se mudam e, muitas vezes, fica a saudade dos momentos bons e frequentes.


As pessoas que amamos são parte da nossa história. Dessa forma, o vídeo de casamento conta sua história na medida em que registra presenças tão importantes no seu grande dia.




Dessa forma, por meio das cenas, você irá rever, para sempre, aqueles que você ama, independente do tempo e das circunstâncias da vida.


5. Cada detalhe do casamento é registrado - inclusive cenas que você não viu


Por mais que a noiva seja a protagonista do casamento, há momentos especiais que, infelizmente, ela não acompanha - a entrada do noivo e dos padrinhos, por exemplo.


Além disso, quando ela mesmo faz sua entrada, tem apenas a própria visão das coisas.




Mas imagina ter alguma forma de ver esses momentos - inclusive sua própria entrada pela visão do seu noivo? É o que vídeo de casamento permite.


O vídeo de casamento conta para você, noiva, momentos que você não pôde por estar presente por estar se preparando para sua entrada triunfal. 




Além disso, todas as outras cenas deliciosas que você viu e te levaram às lágrimas também serão revividas.


Isso vale para os votos, o primeiro beijo, a entrada das daminhas, a primeira dança e muito mais!


6. Seus filhos irão amar (seus netos também!)


Pagar por um vídeo de casamento é a melhor alternativa de criar um memorial para a sua família que se inicia.


Aposto que você, quando era criança, pediu inúmeras vezes para ver o álbum e o vídeo de casamento dos seus pais.


Dessa forma, fazer um vídeo de casamento é a melhor forma para contar a história do seu amor para os seus filhos e até quem sabe para os netos.




A história do amor de um casal pode ser transmitida por gerações por meio do vídeo. E, com o passar dos anos, se torna um material ainda mais valioso.


Quer tirar a prova? Hoje, você venderia o álbum de casamento ou a filmagem da celebração dos seus pais por qualquer preço? Aposto que não.




Por fim, não perca a oportunidade de se emocionar muitas vezes com a sua linda história de amor.


Incluir o vídeo de casamento no orçamento é mais do que uma vaidade, mas um ato de preservação da sua história.


Se você ainda não tem uma produtora de vídeo para eternizar seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial! 



Gostou de conhecer saber por que fazer um vídeo para casamento é ter sua história contada? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )