Imagem capa - Bebidas para casamento: o guia completo para ter o bar perfeito por Ricardo Clavello

Bebidas para casamento: o guia completo para ter o bar perfeito


Não podemos negar que o buffet é a grande estrela da festa de casamento e, além de deliciosos pratos, ele deve apresentar um bom bar, que ofereça uma variedade de drinks para encantar os convidados. São muitas as bebidas para casamento que os noivos podem e devem experimentar para escolher a cartela de drinks que tem a cara da festa.


Entre cerveja, espumante, vodka e aperol, os convidados se deliciam, ficam cada vez mais animados e a pista de dança se torna uma atração à parte.



No entanto, para que a sua celebração seja memorável, é importante conhecer as bebidas para casamento que mais fazem sucesso, as tendências e, é claro, o perfil dos convidados.


Para que vocês possam adoçar o paladar dos queridos convidados e também desfrutar das diferentes opções, elaborei um guia completo sobre bebidas para casamento.




Para isso, convidei o especialista em drinks Fagner Siqueira para comentar as tendências e melhores escolhas quando o assunto é bebidas para casamento.


Fagner é sócio da Dieff’s Bartenders, ao lado de Deni Souza, uma das maiores empresas de Open Bar que encantam os noivos de Niterói (RJ) e região. Continue a leitura!


Gim Tônica: a grande sensação entre as bebidas para casamento


Comecei perguntando para o Fagner quais são os drinks mais pedidos pelos noivos nos últimos meses.


A resposta, é claro, não poderia ser outra: a gim tônica. Fagner ressaltou que, apesar de aparentemente simples, essa é uma das bebidas para casamento que permite várias composições.


“É possível transformar a combinação de gim e água tônica em algo surpreendente. A combinação de frutas, temperos ervas e aromas pode transformar o bartender no amigo mais querido dentro do evento!”, comenta Fagner.




A diversidade de combinações e de cores, além da refrescância e imponência, fazem da gim tônica uma das bebidas para casamento obrigatórias dos cardápios modernos.


Apesar de ter sido uma bebida de grande sucesso na década de 1980, o gim caiu em ostracismo com a chegada dos anos 2000, época das bebidas mais práticas.


Mas o que trouxe esse clássico de volta para as prateleiras de todo o país foi exatamente a sua sofisticação e combinações repletas de criatividade!


Cachaça: de produto desvalorizado ao mais requisitado nos drinks


Os noivos também têm preferido drinks exclusivos e autorais ao contratar uma empresa de bebidas para casamento.


Fagner comenta que, assim, os grandes sucessos da Dieff’s Bartenders têm sido os coquetéis à base de cachaça.


“É um produto genuinamente brasileiro, cujas combinações e receitas transformaram o produto desvalorizado em drinks conceituais”, explica Fagner.


O Dieffs Clementine, por exemplo, é um drink feito à base de cachaça com tangerina importada, canela e manjericão




Esse é um dos mais adorados na degustação, sempre apresentado pelos sócios da Dieff’s aos noivos e que nunca fica de fora das escolhas dos casais.


Outro exemplo do uso da cachaça para a produção de boas bebidas para casamento é o Moscow Mule, servido em canecas de cobre.




“Este é um drink que cada bar busca imprimir nele a sua assinatura. Alguns o produzem com xarope, outros com chá, até mesmo com cerveja, gengibre e outros ingredientes”, explica.




A canequinha de cobre, utilizada para servir a bebida, torna-se uma atração à parte, sendo desejada por todos os convidados.


As caipivodkas gourmet nunca saem de moda


Quando falamos em bebidas para casamento, não há quem não imagine, logo de cara, em uma deliciosa caipirinha ou caipivodka.


“As caipivodkas sempre embelezam o bar, por conta das frutas devidamente expostas”, enfatiza Fagner.


Ele alerta que entre as bebidas para casamento que mais têm feito sucesso são as caipis gourmet, com aromas e sabores diversificados, que transforma a experiência do convidados: “você transforma uma simples bebida com fruta macerada com açúcar em algo surpreendente”, completa.



O bartender comenta que uma das suas combinações de caipi favoritas é morango com maracujá, açúcar de cardamomo e espuma de baunilha. Entre outras combinações surpreendentes, ele destaca abacaxi com lima da pérsia, gengibre e espuma cítrica.




Dessa forma, o importante é que os noivos procurem por bebidas para casamento que surpreendam e deem a possibilidade do convidado criar combinações inovadoras, como morango com pimenta, com limão e outras associações exclusivas.


Quais são as tendências de bebidas para casamento em 2020?


Um novo ano se aproxima e as noivinhas de 2020 não podem ficar de fora das principais tendências de bebidas para casamento.


Sendo assim, Fagner acredita que a gim tônica, o Moscow Mulle e as caipis, sucessos em 2018, continuarão em destaque, além do Aperol Spritz.


O Aperol Spritz é uma bebida tropical, feita com aperol, espumante, água gaseificada e uma rodela de laranja.


Os drinks com destilados à base de whisky também ganham espaço nos bares de casamento, como o Whisky Sour e Mint Julep.




O whiskey sour é um coquetel contendo whisky, suco de limão, açúcar e, opcionalmente, um pouco de clara de ovo. É um dos coquetéis oficiais da International Bartenders Association.


Criação americana que data de 1870, tem a estrutura típicas do drinques "sour" (azedos): um elemento azedo (o suco de limão), um elemento doce (o açúcar), um elemento alcoólico forte (o uísque). A clara de ovo é usada para dar textura.


Já o Mint Julep, é uma bebida alcoólica mista, ou cocktail, consistindo principalmente de bourbon, açúcar, água, gelo triturado ou raspado e hortelã fresca. 


Quais bebidas não podem faltar em uma festa de casamento animada?


Entre uma variedade de bebidas de casamento, é normal que os noivos fiquem em dúvida sobre quais escolher.


Assim sendo, o segredo é entender qual é o perfil dos convidados da sua festa de casamento.




Saber qual é o perfil de consumo das pessoas tornará sua carta de bebidas muito mais eficiente. 


Isso porque com essas informações à mão é possível priorizar o que realmente é importante para o seu grupo de amigos e familiares.


Para os amigos cervejeiros e famílias de origem alemã, o consumo de cerveja pode ser priorizado.




Para os amigos mais “baladeiros”, uma boa dica é dar preferência para os destilados com energéticos.


Por vezes, o consumo de bebidas em festas podem costuma variar com o gênero. Em geral, as mulheres gostam mais de drinques e espumantes e eles pedem mais de cervejas e destilados.




A idade também é um fator que pode ser determinante para o cálculo das bebidas. Convidados mais jovens tendem a beber em mais quantidade, enquanto os mais velhos dosam melhor.


Caso elas apareçam haja um número significativo de crianças na sua lista de convidados, invista em opções com sucos e drinks sem álcool.


Whisky é um luxo, mas é totalmente indispensável?


Opção sofisticada e tradicional, o whisky é uma bebida nobre, apreciada pelos convidados com maturidade no paladar degustativo


Ao oferecê-lo em seu casamento, é certo que você vai conseguir atender as expectativas de muitos, ainda que a faixa etária mais amante da bebida seja algo entre 40 e 60 anos.


A bebida pode ser servida de diferentes maneiras, como em estações próprias, com diferentes rótulos, o que é indicado para um alto número de convidados mais maduros. Servida à volante, pelos garçons, também é uma boa pedida.


Para festas mais simples e intimistas, com predominância dos mais jovens, a bebida pode ser dispensada.


Qual é o tipo de espumante recomendado?


As categorias mais “conhecidas” pelos consumidores quando se trata de espumante são – seco (brut) e suave/doce (moscatel).




Ao degustar analise principalmente a acidez do espumante (o que em termos comum chamamos de “refrescância”), o ideal é que depois de degustá-lo ele continue marcante no seu paladar e lhe traga aquela sensação “convidativa” para a próxima taça.




Para casamentos, o mais recomendado é o brut, mas se o paladar pedir bebidas mais adocicadas, é possível servir o moscatel sem problemas.


A cerveja e os chopes artesanais sempre caem bem


Fagner ressalta que a boa e velha cervejinha é indispensável. No entanto, se você deseja inovar, uma boa alternativa é investir nos chopes artesanais e nas estações de long neck.


As cervejas artesanais são produzidas e elaboradas de maneira diferente, apresentam diversos sabores e podem ser encontradas facilmente com excelentes opções internacionais e nacionais. Por serem especiais e consideradas "gourmets", dão um toque excêntrico e sofisticado ao casamento.


As estações de long neck permitem que os convidados não dependam dos garçons e facilita o oferecimento de diferentes rótulos de cerveja. Elas também concedem um tom mais descontraído e moderno à festa.


Qual é a quantidade ideal de cada bebida de acordo com o número de convidados?


Tão importante quanto a qualidade das bebidas para casamento, é a quantidade, para que todos bebam à vontade e se divirtam.


Para começar com a tradicional cerveja, recomenda-se uma garrafa de 600 ml para cada três convidados.


A vodka é uma bebida consumida muito nos drinks e, por isso, uma garrafa para cada 10 convidados é o mínimo.




Já o whisky e o vinho tinto, é necessário garantir uma garrafa para cada 10 convidados


O espumante, por sua vez, exige um fornecimento de uma garrafa para cada três pessoas.


As bebidas não-alcoólicas, como água, suco e refrigerante, você pode se preocupar em oferecer 600 ml por convidado.


É importante ressaltar que esses valores tratam-se de uma estimativa. Logo, confie sempre no cálculo do seu buffet e da sua empresa de open bar!


Por que contratar um bar de drinks e destilados para a sua festa de casamento?


Por fim, Fagner alerta que, há muito tempo, os bares deixaram de ser um complemento para as festas para se tornar um entretenimento à parte.




“É em volta do bar que amigos se reencontram, que acontece a paquera, as conversas de negócios e outras interações. Em volta do bar é criada uma atmosfera amigável e descontraída, indispensáveis para boas festas de casamento”, conclui.


A Dieff’s Bartenders oferece ainda, rodadas de tequila na pista de dança e shots. Essa também é uma atração que você deve considerar quando se trata de bebidas para casamento.




É importante lembrar que água, refrigerantes e sucos nunca são demais e também devem ser oferecidos com fartura.


Para decidir as bebidas para casamento, escute opiniões do seu cerimonialista, cheque referências na internet e peça opinião de outros noivos antes de fechar contrato com qualquer fornecedor. Quando se trata de bebida qualidade é essencial! 


Tamanha alegria e descontração geradas pelo bar do casamento merecem ser registradas, né?


Por isso, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou de saber tudo sobre bebidas para casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )