Imagem capa - Por que priorizar a fotografia que conta histórias de casamento? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Por que priorizar a fotografia que conta histórias de casamento?


Você passou meses (ou até mesmo anos) construindo uma cerimônia de casamento que você sempre sonhou. Do cerimonial até a música, cada detalhe foi escolhido com muito zelo, refletindo a personalidade do casal. De fato, você quer uma celebração memorável, com lindas histórias de casamento para contar.


Por mais que um casamento seja marcante e produza histórias que ultrapassam o tempo, estamos reféns da memória e das lembranças.


Para que detalhes de um dia tão importante não caiam no esquecimento, é necessário registrar. E é aí que mora a importância da fotografia de casamento.




Mas, para que a fotografia cumpra com a missão de preservar a memória, ela precisa mais do que apenas exibir poses e sorrisos: a fotografia deve contar histórias de casamento.


Nesse sentido, a fotografia tradicional, posada, sai um pouco de cena para dar espaço às fotos espontâneas.


Esse estilo é caracterizado por fotos emocionantes, que retratam momentos decisivos do casamento - o abraço dos pais, a lágrima do noivo, o primeiro beijo - cenas incríveis, retratadas sem a interferência do fotógrafo.


Se você quer levar cada momento do seu casamento para a eternidade, você deve priorizar a fotografia que conta histórias de casamento. E agora eu vou te contar por quê.




  1. 1. Um casamento envolve diferentes momentos e cenários


Ao longo do dia do casamento, a noiva e o noivo vivem momentos diferentes e também passam por cenários distintos.


Há, primeiro, o making of da noiva e do noivo, momentos repletos de glamour, ansiedade, arrumação e, é claro, confidências com pais, irmãos e padrinhos.


Do hotel do making of, há a espera da noiva pelo carro, depois a igreja ou o salão da cerimônia e, em seguida, a tão esperada pista de dança.




Diferentes cenários que abrigam os mais variados sentimentos: felicidade, ansiedade, confiança, lágrimas de alegria, confidência, catarse, paixão e diversão.


Dessa forma, a fotografia que conta histórias de casamento é aquela capaz de registrar, com sutileza, cada lugar em que você viveu momentos especiais no grande dia.




Mas, sobretudo, a fotografia que conta histórias de casamento é aquela que reflete as emoções dos noivos em cada um desses momentos.


Sabe aquela lágrima que você deixará cair antes do “sim”? Não seria legal tê-la eternizada, para você lembrar para sempre da alegria que estava sentindo?


Ou o beijo carinhoso do seu pai e/ou da sua mãe quando deixou você no altar - você não gostaria de viver essa sensação para sempre?




Ou que tal o primeiro beijo? O que você sentiu quando disse “eu vos declaro marido e mulher”? Para reviver esse momento, você deve escolher a fotografia que conta histórias de casamento.




  1. 2. Há uma sequência de acontecimentos importantes que, juntos, contam as histórias de casamento


O seu casamento envolve uma série de acontecimentos: a arrumação, os noivos prontos, a viagem até o local da celebração, a entrada na igreja, o encontro com seu amor, a bênção, o beijo. Depois, há as primeiras fotos casados, a recepção, a valsa, o cortar do bolo e a festa.


Você consegue decidir qual desses momentos é o mais importante? Eu também não. Por isso mesmo você deve priorizar a fotografia que conta histórias de casamento.




Não é bacana ter fotos que retratam apenas a cerimônia ou a festa. Cada acontecimento é relevante e merece ser eternizado com carinho. É claro que, até pela duração e quantidade de acontecimentos distintos, cada momento tem uma quantidade de fotos diferentes, mas é justamente de acordo com o que foi a sua história.


Portanto, um fotógrafo especializado em fotos espontâneas estará sempre à espreita para registrar cada momento especial - seja você de rolinho no cabelo, abraçando sua mãe ou tomando um champanhe com seu marido, já sem gravata, na pista de dança e até mesmo o seu pai "roubando" o flash e trabalhando na minha equipe de iluminação, como na foto abaixo! rs




  1. 3. Momentos decisivos são mais emocionantes e preciosos


Se você escolhe apenas fotos tradicionais, tudo o que terá, na maioria das vezes, são fotos de mesa ou lado a lado dos pais, padrinhos e convidados, com poses ensaiadas.


Apesar de bonitas e também valorosas, essa não é uma fotografia que conta histórias de casamento.




O que você realmente irá guardar para sempre são as lágrimas, a emoção de ver o rosto do seu noivo te esperando no altar, o beijo carinhoso da sua avó, na recepção, entre outros momentos decisivos.


E ainda temos as crianças no casamento. São sempre uma surpresa. Ou acha que essa "limpada no salão" estava no script?





Dessa forma, não dispense as fotos posadas, para registrar presenças especiais, mas priorize a fotografia que conta histórias de casamentos. Assim, todos esses momentos preciosos vão estar, para sempre ao alcance dos seus olhos!




  1. 4. Seus convidados terão a melhor festa da vida deles - registre!


Você acha que a pista de dança, onde as mulheres estão com vestidos amarrados, sem salto e os rapazes com gravatas na cabeça, não é um bom lugar para fotos?


Vou provar que sim, este é o lugar mais propício para a fotografia que conta histórias de casamento.


A pista de dança é um dos pontos altos do casamento, servindo como termômetro para o sucesso da celebração. É nela que os convidados passam a maior parte do tempo durante a festa.




Dessa forma, a fotografia que conta histórias de casamento também deve retratar a pista de dança.


Se ali você e seu noivo vivem momentos de alegria com seus convidados, nada mais que justo que toda essa diversão seja lembrada para sempre.


Afinal, um bom casamento é feito de emoção, amor e religião, mas também de muita agitação, alegria e de desfrutar muitas delícias ao lado dos amigos. Conte essa história!




  1. 5. Um álbum de qualidade é o que tem uma narrativa


Um álbum, para gerar valor para a sua família e ultrapassar gerações, deve cumprir com a missão de contar a história do casamento.


Para isso, é necessário que haja uma narrativa - com fotos desde o making of até os últimos momentos de agitação da festa.


O álbum deve ser montado contando histórias, para que quem o veja entenda o sentimento envolvido em cada etapa do casamento.




Para ter um álbum de fotografia que conta histórias de casamento, eu não sigo um roteiro. Sugiro fotos que inspirem a colocar a imaginação pra funcionar, que tenham momentos fortes como risadas, choro, abraços, mas sem deixar nenhum detalhe de fora, como o making of, os acessórios, a decoração e a festa.


Priorizar a fotografia que conta histórias é a melhor escolha para ter cada detalhe do grande dia guardado para sempre.


Entenda que as fotos posadas têm a sua relevância, mas que registrar momentos emocionantes é indispensável.




Se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou de saber por que priorizar a fotografia que conta histórias de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )