Imagem capa - Estilo de fotografia de casamento: como escolher o ideal? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Estilo de fotografia de casamento: como escolher o ideal?


noivo abraçando a noiva fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



O fotógrafo é um dos fornecedores mais importantes do casamento, afinal, ele será responsável por eternizar cada um dos detalhes da grande festa, pensados com muito carinho pelo casal. Diante de tamanha relevância, é necessário pesquisar muito e escolher um estilo de fotografia de casamento que agrade o casal.


Por muito tempo, fotografia de casamento se tornou sinônimo de casal sendo registrado de mesa em mesa ou lado a lado com os convidados.


Agora, a grande tendência dos casamentos são as fotos espontâneas, cujo foco é a emoção dos momentos nelas retratados.


Entrada da noiva fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Entretanto, os casais se vêem em uma dúvida cruel sobre a escolha do estilo de fotografia de casamento: deixar tudo espontâneo, para contar histórias? Mas e se algum convidado especial não for clicado?


Em contrapartida, há o medo e desconforto só de pensar em perder várias horas da tão sonhada festa apenas dando um sorriso amarelo para as câmeras.


Se você quer encontrar o estilo de fotografia de casamento ideal para vocês, é melhor continuar a leitura! Vou apresentar o que penso sobre os mais populares e qual é a receita ideal.


noiva fumando charuto no casamento fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Fotos protocolares: o estilo de fotografia de casamento tradicional


O estilo de foto de casamento tradicional foi, por muitos anos, o mais visto nos álbuns de casamento de conhecidos e familiares.


Neste caso, as fotos são posadas e, na maior parte das vezes, as poses são sugeridas pelo fotógrafo.


O objetivo das fotos protocolares é registrar, com carinho e em totalidade, a presença dos convidados especiais, os padrinhos, os pais e, é claro, momentos clássicos como o brinde, a valsa, o cortar do bolo e mais.


fotografia posada dos noivos fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



A preocupação do estilo tradicional não é, à primeira vista, registrar os momentos emocionantes e únicos, mas guardar o dia de forma bonita e dentro dos conformes.


No entanto, é muito importante ressaltar que o estilo de fotografia de casamento tradicional não significa a produção de fotos caretas.


Embora alguns noivos modernos tenham total aversão às fotos posadas, muitas vezes elas se fazem totalmente necessárias.


Além de garantir que todos os convidados especiais serão clicados ao lado dos noivos, esse estilo garante um registro total dos padrinhos reunidos, do núcleo familiar direto e mais.


Também é importante ressaltar que sempre terá aquele tio que não curte muito fotografar e nem dançar e, por isso, chamá-lo para uma foto será, possivelmente, a única chance de ter foto com ele.


retrato de família dos pais fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Além disso, há sempre os familiares mais idosos, que preferem curtir a festa sentados, degustando o buffet e que dificilmente estamparão os cliques divertidos da pista de dança.


É importante lembrar que, normalmente, elas são realizadas após a cerimônia e são organizadas pelo cerimonialista do casamento.


Fotojornalismo: a melhor maneira de contar histórias


É chegada a hora de falar da minha grande paixão quando o assunto é estilo de fotografia de casamento: o fotojornalismo.


Esse estilo é mais moderno e privilegia momentos mais espontâneos, sem interferência do fotógrafo nas cenas que estão acontecendo.


A prioridade desse estilo é a captação de momentos emotivos, que tornam as imagens passíveis de contar histórias.


saída da noiva fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



As fotos feitas sob esse estilo têm uma pegada mais descontraída, emocionante, já que a ideia é tirar fotos sem que as pessoas fotografas percebam.


Assim sendo, ao contratar um profissional especializado em fotografia espontânea, você terá registrado, para sempre, momentos muito especiais, como:


  • • a sua entrada na igreja;

  • • a hora do sim;

  • • um abraço do seu pai;

  • • a confidência com sua mãe;

  • • o choro do noivo; 

  • • a troca de alianças;.

  • • a bebedeira com os amigos e mais.


A fotografia espontânea registra momentos únicos do seu dia e do seu relacionamento e, por isso, carrega mais emoção.


entrada da noiva fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi aliança de casamento fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi noivo dizendo sim no altar fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi noivo nervoso aguardando a noiva fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Sabe aquela lágrima que seu noivo deixou cair antes do “sim”? Não seria legal tê-la eternizada, para você lembrar desse momento para sempre com paixão?


A fotografia espontânea te deixa curtir o momento


Outra vantagem da fotografia espontânea nos casamentos é eternizar a alegria dos convidados e possibilitar que os noivos curtam ao máximo a festa.


Tirar fotos com todos os convidados, de mesa em mesa, além de ser desgastante para o casal, faz com que ambos deixem de aproveitar a celebração que tanto planejaram.


momento de emoção no casamento fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Contratando uma fotografia espontânea, você terá as fotos posadas indispensáveis - com pais, padrinhos, damas e avós - mas terá registros menos burocráticos com os outros convidados.


Além disso, o estilo de fotografia de casamento espontâneo é autêntico: por se tratar de cliques de momentos emocionantes da sua festa, elas irão retratar a alma do casal, da família e dos convidados que, juntos, construíram a história do seu grande dia.


Sabe aquelas fotos que você passa horas admirando no Pinterest? Elas são tão lindas por retratar momentos únicos. As suas serão tão ou mais incríveis quanto!


criança com dedo no nariz no casamento fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Fotos protocolares ou espontâneas: qual escolher?


Como bom geminiano que sou, indeciso de natureza, posso dizer que gosto de aproveitar o melhor dos dois mundos.


Um casamento bem fotografado é aquele que tem a sua cota de fotos tradicionais e que tenha fotos que captaram diversos momentos decisivos.


Além disso, ressalto que um bom fotógrafo é aquele que sabe fotografar bem tanto um estilo de fotografia de casamento quanto o outro.


foto dos noivos fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Isso porque a fotografia também depende das margens oferecidas pela cerimônia. Sempre haverá casamentos mais tradicionais, em que a pista de dança bombando será substituída por um jantar tranquilo e elegante.


Também sempre será necessário lidar com casamentos no campo, na praia e outros na tradicional igreja católica da cidade.


E, é claro, sempre existirá festas animadíssimas, que são pratos cheios para fotos divertidas e memoráveis.


criança entediada no casamento



Dessa forma, para garantir que cada convidado tenha um espaço na fotografia e cada momento delicioso da sua cerimônia seja fotografado, escolha um estilo de fotografia de casamento versátil.


Faça suas fotos protocolares e curta a festa!


Em suma, é importante alinhar com a sua assessora/cerimonialista que ela conduza os seus convidados para as fotos oficiais logo após a recepção dos cumprimentos.


Esse é o momento de privilegiar pais, avós, padrinhos, pajens, daminhas e outras figuras muito queridas do seu casamento.


Mas, antes disso, é importante ter um tempo a sós a dois, mas junto com o fotógrafo, para garantir cliques intimistas e muito românticos.


noivos na frente da igreja fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



É interessante ter um fotógrafo que conduza o casal para uma área bonita e reservada do local da cerimônia. Neste momento, ele irá dirigir poses e ações para lá de românticas, que irão gerar cliques inesquecíveis.


Cumprindo com o protocolo, vocês devem curtir ao máximo a festa de casamento. Abram a pista de dança (esse momento romântico merece fotos!), dancem, bebam, abracem e sorriam.


Vocês podem ter certeza que, ao contratar um fotógrafo profissional, ele estará à espreita para registrar momentos inesquecíveis enquanto a sua única preocupação é vivê-los.


noiva na pista de dança fotografo de casamentos , fotografo juiz de fora , fotografo de casamento rj, fotógrafo de casamento niteroi



Por fim, não há certo ou errado, o ideal é encontrar um bom profissional que saiba trabalhar com o estilo de fotografia de casamento com o qual o casal tenha mais afinidade.


Além disso, um álbum consistente com estilos que se complementam é capaz de contar de forma única a história desse dia tão especial.


Se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou de saber como escolher o estilo de fotografia de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )