Imagem capa - Como montar o álbum de casamento perfeito em 7 dicas infalíveis por Ricardo Clavello

Como montar o álbum de casamento perfeito em 7 dicas infalíveis


Vocês já estão convencidos de que pagar por um álbum é indispensável ao contratar o fotógrafo de casamento. Isso porque o papel eterniza a sua história e não te deixa refém da efemeridade das redes sociais. Agora, o desafio é outro: como montar o álbum de casamento? 


É claro que escolher entre as milhares de fotos belíssimas do grande dia não é tarefa fácil, afinal, cada clique retrata momentos para lá de especiais.




No entanto, saber como montar o álbum de casamento deve ser uma atitude capaz de refletir, página a página, as emoções do dia mais especial de suas vidas.




Portanto, se chegou a hora de construir essa maravilhosa lembrança, é melhor continuar a leitura. Separei 7 dicas infalíveis que te ajudarão em como montar o álbum de casamento. Confira!


  1. 1. Tire uma tarde inteira para a escolha das fotos e montagem


Se você contratou o fotógrafo dos seus sonhos, posso afirmar que todos (ou quase todos) os cliques que ele te enviar deixarão você e seu esposo encantados.


Em meio à tantas lembranças e tanta beleza, como escolher aquelas que merecem estampar as páginas do álbum?




Nessa situação, a palavra de ordem é calma. Nada de selecionar as favoritas em meio à tarde no trabalho, por exemplo. Você poderá se arrepender se escolher na pressa!


Lembre-se de que o álbum de casamento é um legado para sua família e a escolha de cada foto deve ser criteriosa.




Para isso, separe uma tarde, junto de seu esposo, e vejam todas as fotos para primeiro matar a curiosidade. Depois de curti-las ao máximo, vocês podem começar a escolher, juntos, suas fotos favoritas.


Separadas em uma pasta, repasse todas as escolhidas para que vocês possam peneirar e, por fim, eleger aquelas dentro do limite de fotos do álbum contratado.


  1. 2. Tenha atenção ao prazo de entrega


A pressa é a inimiga da perfeição, é claro. Mas quanto mais você demorar a escolher suas fotos, mais tarde terá a sensação gostosa de folhear o seu álbum.


Por isso, para saber como montar o álbum de casamento, é importante ter em mente o prazo do seu fotógrafo para que vocês escolham as fotos e aprovem o layout.




Assim sendo, vocês não precisarão ficar afobados e, por isso, não tomarão decisões precipitadas.


Em contrapartida, o prazo também evita a procrastinação e faz com que o casal deposite todas as suas energias para saber como montar o álbum de casamento perfeito.


Lembre-se de que respeitar o prazo além de evitar a sua ansiedade, é uma atitude extremamente respeitosa para com o fotógrafo!


  1. 3. Procure contar uma história desde o making of até a festa


São vários momentos que ocorrem no mesmo dia, cada um com suas belezas e particularidades: o making of da noiva, a preparação do noivo, o deslocamento, os momentos antes da caminhada da noiva ao altar, a cerimônia e é claro, a festa.


E, em cada um desses momentos, há um misto de emoções, bem como a participação de pessoas especiais




Dessa forma, para saber como montar o álbum de casamento, tenha em mente que ele deve contar, cronologicamente, a história do grande dia.


É importante lembrar que o álbum não é só um suporte para mostrar as fotos. Trata-se da memória do seu casamento, que passará por várias gerações de sua família.


Logo, se você está se perguntando como montar o álbum de casamento, primeiramente, responda:


  • • Como nós gostaríamos que fosse contada a história do nosso casamento?
  • • Quais pessoas não podem faltar?


Entretanto, é importante frisar que você não deve incluir fotos com alguns convidados só para agradá-los.




Às vezes você nem acha que saiu tão bem em um clique ou então, deixa de colocar uma foto que você amou só para selecionar outra com um convidado, para evitar uma saia justa.


O seu álbum deve reunir, sobretudo, as fotos mais valiosas para os noivos. Uma saída para agradar os convidados é revelar as fotos com eles, guardar uma cópia para vocês à parte e enviar uma para eles, com um agradecimento.




Por fim, outra dica valiosa sobre como montar o álbum de casamento é: tente fugir um pouco das fotos posadas para que não fique um álbum monótono. Fotos que contam histórias são fotos espontâneas, com gente feliz e emocionada!


  1. 4. Valorize o pré-wedding e o making of 


Sim, o ensaio pré-casamento e as fotos do making of da noiva e do noivo merecem estampar as páginas do álbum de casamento.


As fotos do ensaio pré-casamento remeterão aos deliciosos momentos de frio na barriga que antecedem o casamento.




Já o intuito das fotos do making of é mostrar como foi esse momento - não apenas as fotos da maquiagem ou da gravata - mas os sentimentos envolvidos no dia.


Esses cliques reforçam uma série de sentimentos antes do “sim” e mostram quem estava lá com vocês, seus sorrisos e suas expectativas.




Mas Ricardo, reservar um espaço para o ensaio pré-casamento e making of não limitam as fotos da cerimônia e da festa?


A resposta é não, basta ter equilíbrio. Se eu fosse você, faria a seguinte divisão para ter um álbum harmônico: 20% do álbum com fotos de making of, 30% com a cerimônia e mais 50% com fotos da festa.


  1. 5. Fotos só com os pais e fotos só dos noivos


Seus pais te deram a vida e foram peças fundamentais na realização do seus sonho. Logo, além de uma foto do casal com os pais juntos, é necessário incluir fotos separadas.


Isso quer dizer uma foto do noivo com seus pais e da noiva com os pais dela também. Os avós também merecem um espaço de destaque.




É aconselhável que os noivos façam, cada um, uma foto com seus respectivos avós e depois uma “foto família”, com todos os avós, pais e noivos juntos. Esse último clique pode ser o escolhido no álbum.


Vale ressaltar que irmãos e cunhados também são parte da “família direta” e merecem um espaço especial.




Para saber como montar o álbum de casamento, entenda que deve ter espaço para várias fotos emocionantes só dos noivos.


A troca de alianças, os olhares, o primeiro beijo e a abertura da pista de dança são momentos à dois para lá de especiais e merecem destaque.


  1. 6. Vale consultar a opinião dos pais, mas prevalece a dos noivos


Se a opinião dos seus familiares fizer sentido, não tem problema algum levar em conta na hora de saber como montar o álbum de casamento.


Entretanto, eu diria que a opinião pode ser solicitada quando há dúvida entre uma foto e outra, que são semelhantes, ou para eventuais alterações na diagramação do álbum.




Para saber como montar o álbum de casamento, entenda que o importante é que as fotos escolhidas reflitam o gosto e o estilo do casal.


  1. 7. Não ignore a opinião do profissional sobre como montar o álbum de casamento


Muito mais do que o autor, o fotógrafo pode oferecer uma perspectiva profissional na escolha das imagens, caso os noivos precisem de ajuda para selecionar as melhores.


Assim sendo, exponha com clareza quais são os seus desejos e procure alinhar a sua ideia com o feedback proposto pela equipe de fotografia, design e impressão.




Em suma, após a escolha das imagens, o layout é aprovado e o álbum fica pronto dentro do prazo estabelecido pelo seu fotógrafo. Em geral, o material é entregue também em pen drive ou HD externo.


Por fim, é importante lembrar que o álbum de casamento não deve ser feito para os convidados, mas para vocês, recém-casados.




Este material será para sempre a lembrança de um grande dia, da celebração do amor de vocês dois.


Se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou de saber como montar um álbum de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )