Imagem capa - Fotografia espontânea: 5 razões para optar por ela no seu casamento por Ricardo Clavello

Fotografia espontânea: 5 razões para optar por ela no seu casamento


Você passou vários meses planejando o seu casamento, para que a celebração fosse fiel aos seus sonhos. Por isso, nada mais justo que registrar cada detalhe com fotografias de qualidade - que, para mim, é sinônimo de fotografia espontânea.




Aposto que, como toda noiva, você tem passado horas a fio em redes sociais como o Pinterest, procurando referências de belas fotos de casamento para reproduzir no seu.


A lista de fotos a ser entregue para o fotógrafo fica cada vez mais recheada - e, por incrível que pareça, este é um erro.


Isso porque a fotografia espontânea é um estilo capaz de transmitir a identidade do seu casamento, o que é muito mais valioso do que qualquer foto reproduzida.





Se você quer criar memórias sem igual para o seu casamento, invista desde já na fotografia espontânea. Para te convencer, apresento 5 motivos para optar por esse estilo. Confira!


  1. 1. A fotografia espontânea é capaz de contar histórias


Cada casal possui uma história, assim como cada celebração de casamento tem uma narrativa.


São famílias diferentes, convidados diversos, as celebrações podem ser religiosas ou não. Fato é que cada casal e cada casamento possui uma essência e, por isso, a fotografia espontânea deve ser responsável por contar histórias - dos noivos e do grande dia.




A fotografia espontânea tem como principal característica a captação de momentos decisivos e emocionantes, sem interferência do fotógrafo nas cenas que estão acontecendo.


Sendo assim, forçar uma foto que você viu no Instagram, por exemplo, atrapalha você a viver um momento sincero do seu grande dia.




Logo, ao contratar um profissional especializado em fotografia espontânea, você terá registrado, para sempre, momentos muito especiais: a sua entrada na igreja, a hora do sim, um abraço do seu pai, a confidência com sua mãe, o choro do noivo, a troca de alianças e muito mais.


  1. 2. Você não deixa de aproveitar a festa por causa das fotos



Outro grande trunfo da fotografia espontânea nos casamentos é eternizar a alegria dos convidados na festa e, é claro, possibilitar que os noivos curtam ao máximo a pista de dança.




Tirar fotos com todos os convidados, de mesa em mesa, além de ser desgastante para o casal, faz com que ambos deixem de aproveitar a festa que tanto planejaram.


Contratando uma fotografia espontânea, você terá as fotos posadas indispensáveis - com pais, padrinhos, damas e avós - mas terá registros menos burocráticos com os outros convidados.




Um fotógrafo especializado em fotografia espontânea buscará registrar a alegria da pista de dança, por exemplo, com você e seu noivo como protagonistas.




Assim, você terá fotos com vários convidados que tenham participado ativamente da festa e dividido a alegria com vocês dois - sem perder nenhum segundo do buffet e da música.


Não será muito mais legal ter fotos com os convidados se divertindo, de maneira alegre e natural, do que ter uma foto forçada e apenas por protocolo?


  1. 3. Fotos naturais são muito mais emocionantes e verdadeiras


Felicidade não é encenada. Então para que tentar reproduzir abraços, sorrisos e confidências de uma foto que você viu na internet?




A fotografia espontânea registra momentos únicos do seu dia e do seu relacionamento e, por isso, carrega mais emoção.




Sabe aquela lágrima que você deixará cair antes do “sim”? Não seria legal tê-la eternizada, para você lembrar para sempre da alegria que estava sentindo?




Com a fotografia espontânea, perde-se a frieza e o caráter genérico das poses congeladas. Há mais descontração, emoção e veracidade.


  1. 4. Fotos espontâneas são mais autênticas



A principal qualidade da fotografia espontânea é a exclusividade. A cada clique, cria-se uma lembrança autêntica, sem poses, ensaios e expressões forçadas.




Sabe aquelas fotos que você tanto “namora” na internet? Elas são tão bonitas porque refletem momentos emocionantes e sinceros. Você pode perceber que uma não é igual a outra.




Assim sendo, para ter fotografias de casamento tão incríveis quanto as que você gosta, permita que a identidade do casal e da celebração prevaleçam por meio da fotografia espontânea.


Quer um exemplo? A pista de dança bombando, com música animada e boas bebidas irá gerar muita interação e brincadeiras entre os convidados. Imagine quantas fotos divertidas e singulares irão surgir!





  1. 5. Você evita o constrangimento dos convidados que não gostam de tirar foto


Todo mundo tem pai, mãe ou tio que não se diz fotogênico e corre de uma câmera. Ou então, aquele irmão ou primo adolescente, que também quer se esconder do fotógrafo.




Logo, como facilitar os registros com pessoas tão importantes, para que elas se sintam confortáveis? A resposta também está na fotografia espontânea.




A fotografia espontânea evita qualquer vergonha ou insegurança dos seus convidados - captando apenas a beleza e alegria de cada um. Afinal, em muitos momentos, eles nem irão perceber que estão sendo clicados!




Em suma, não hesite em escolher a fotografia espontânea para o seu casamento. Contrate um fotógrafo competente e especializado na captação de momentos inusitados e emocionantes.


Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo especializado nesse estilo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar esse momento especial.



Gostou de saber por que você deve investir na fotografia espontânea? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )