Imagem capa - Fotos com os convidados: 5 dicas para não perder muito tempo posando por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Fotos com os convidados: 5 dicas para não perder muito tempo posando


A fotografia de casamento é muito importante para registrar cada detalhe deste momento mágico - no entanto, a partir do momento em que as fotos com os convidados atrapalham a diversão dos noivos, algo está errado.


A fotografia deve ser, primeiramente, um método para eternizar a alegria, a emoção e a diversão do seu casamento, e não sorrisos amarelos e forçados.




Dessa forma, é necessário programar o momento das fotos com o cerimonial, os convidados e o fotógrafo para que não atrapalhe os momentos de diversão de todos os presentes.


Pensando nisso, separei 5 dicas valiosas para que você não perca muito tempo posando para fotos com os convidados. Confira!


  1. 1. Ter fotos com os convidados é legal, mas não se preocupe com todos


Um dos maiores erros das noivas e noivos é acreditar que deve posar com absolutamente todos os convidados da festa.


Vamos combinar que há uma parcela de convidados com a qual você e seu noivo têm pouca intimidade: uma amiga da sua mãe, um primo distante, aquele colega de trabalho, entre outros.




Assim sendo, por que deixar de aproveitar a pista de dança - até mesmo com algumas dessas pessoas - para fazer fotos por protocolo?




Obrigar-se a tirar fotos com todos os convidados pode roubar momentos preciosos da sua festa, que você tanto sonhou e que são únicos.


É muito melhor experimentar o buffet, dançar, beijar e sorrir do que fazer fotos por “educação”.




Preocupe-se, principalmente, em ter fotos posadas com aqueles que realmente são importantes para o casal. Os outros, deixe a cargo da fotografia espontânea - falaremos disso em um próximo item.


  1. 2. Priorize pais, avós, padrinhos, daminhas e pajens


Se for para posar, que seja com as pessoas que os noivos realmente amam e que fazem a diferença em suas vidas.


Assim sendo, busque alinhar com o fotógrafo e o cerimonial para que conduza seus pais, irmãos, avós, padrinhos, daminhas e pajens para as fotos oficiais, que costumam ocorrer após a cerimônia e/ou no início da festa.




Se você e seu noivo são os protagonistas da festa, as pessoas amadas são as coadjuvantes, logo, priorize-as.




Reúna as madrinhas, os padrinhos, depois faça fotos com eles em casais. Pose com as damas e os pajens, só com seus pais, os noivos com os pais e tire uma foto carinhosa com seus irmãos e avós.


  1. 3. Contrate um fotógrafo que tenha um estilo mais espontâneo


A melhor alternativa para não perder tempo posando para fotos com os convidados é contratar um fotógrafo cujo estilo seja o “fotojornalismo”.


Esse é o meu estilo de fotografia. É mais moderno e privilegia momentos mais espontâneos, sem interferência do fotógrafo nas cenas que estão acontecendo.




A prioridade desse estilo é a captação de momentos emotivos, que tornam as imagens passíveis de contar histórias.


Seguindo esse estilo, eu adoro, por exemplo, registrar fotos da pista de dança bombando, com os convidados se divertindo juntos.




Dessa forma, espontaneamente você terá fotos com vários convidados que tenham participado ativamente da festa e dividido a alegria com vocês dois.




Não será muito mais legal ter fotos com os convidados se divertindo, de maneira alegre e natural, do que ter uma foto forçada e apenas por protocolo?


  1. 4. Indique para o seu fotógrafo os convidados mais especiais


É claro que existe uma cota de convidados que não é da família, mas que para o casal é relevante ter uma foto com eles.


Pode ser seu chefe, aquele amigo de infância, um grupo de colegas da faculdade, uma vizinha querida, entre outros.




Assim sendo, se você faz questão que determinados convidados sejam fotografados ao seu lado, apresente essas pessoas ao seu fotógrafo com antecedência.


Assim, além das fotos espontâneas, ele irá garantir que você terá registro únicos com esses convidados especiais. Além do mais, ele não perderá tempo clicando outras pessoas e priorizará cliques com os seus favoritos.


  1. 5. Limite às fotos apenas tiradas pelos fotógrafos


É claro que seus amigos vão desejar registrar cada momento especial com o casal durante o grande dia.


No entanto, se cada um deles resolver tirar fotos com o casal em seus celulares, os noivos perderão a noite toda posando para selfies.




Por isso, recomendo que vocês peçam seus convidados que, principalmente nos momentos iniciais da festa, abandonem os celulares e deixem os registros à cargo do fotógrafo.


É claro que, mais tarde, com a pista de dança bombando, estão liberadas selfies, stories, lives e muito mais.


O objetivo dessa dica é evitar que os noivos deixem de aproveitar a festa por perderem muito tempo no início com fotos repetidas.




Em suma, é muito importante registrar cada detalhe e momento do dia do seu casamento.


Mas talvez até mais importante que isso, é os noivos poderem desfrutar da festa, dançando as músicas, bebendo com os amigos e curtindo o buffet.


Por isso, siga as dicas e garanta que as fotos sejam um meio de contar histórias e não ladras de tempo.




Por fim, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar esse momento especial.



Gostou de conhecer das sugestões para não perder muito tempo com as fotos com os convidados? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )