Imagem capa - 7 dicas para fazer um ensaio pré-casamento criativo e diferente por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

7 dicas para fazer um ensaio pré-casamento criativo e diferente


Como eu já te contei em outro artigo, o ensaio pré-casamento é muito relevante para contar a história do casal, estreitar os laços com o fotógrafo e, é claro, despertar boas expectativas nos convidados. No entanto, em meio a tantos casais apaixonados na cidade, no trabalho e entre os amigos, é necessário contratar um bom serviço para se destacar. Sendo assim, como fazer um ensaio pré-casamento criativo?


Fugir do clichê pode não parecer tarefa fácil. Hoje, são muitos os ensaios pré-casamento que exploram os mesmos costumes: plaquinhas de save the date, momentos no parque mais famoso da cidade e, até mesmo, poses engessadas em estúdios. Sem graça, né?


Acredito que cada casal possui uma história e uma essência, que merecem ser exploradas de forma autêntica e criativa. Que o ensaio deve ser seu e só seu!



Ou seja, se cada casal tem uma personalidade, não faz sentido nenhum repetir poses, adereços e outros clichês em cada sessão.


O seu fotógrafo precisa, sobretudo, ter um olhar atento à intimidade do casal, de modo que faça florescer este amor único e sincero nas imagens.


Portanto, se você quer ter fotos surpreendentes para admirar antes do casamento e engajar seus convidados, separei 7 dicas para fazer um ensaio pré-casamento criativo. Confira!




  1. 1. Tire um dia inteiro para fazer um ensaio pré-casamento criativo


Criatividade e autenticidade dificilmente florescem sob pressão. Dessa forma, quanto mais tempo o fotógrafo tiver para criar, maiores serão as chances de obter fotos autênticas.


Sendo assim, que tal separar um dia inteirinho para fazer o seu ensaio pré-casamento criativo, ao invés de poucas horas?


Quanto mais tempo disponível para fotografar, maior a chance de render fotos espontâneas, bem como de criar uma história mais bem contada através das fotografias.




Além disso, ao longo das horas, o casal estará mais relaxado na presença do fotógrafo e os cliques serão mais espontâneos e relaxados.


Nos meus pacotes de serviços, eu ofereço o a day in the life, um ensaio pré-casamento no qual eu passo um dia com o casal, registrando cada detalhe desse amor, em diferentes lugares.



Dá só uma conferida nos resultados! Tem dois que eu gosto muito: o da Thai e do Evandro e o da Camila e do Andrei, que foi feito em uma  paisagens que considero das mais bonitas do Brasil, o Cânion Fortaleza.


  1. 2. Deixe as paredes de lado e explore novos lugares ao ar livre


Que os estúdios me perdoem: mas a fotografia ao ar livre tem um charme todo especial!


Por isso, se eu puder te fazer um apelo para ter um ensaio pré-casamento criativo, é escolher fazê-lo ao ar livre.


No entanto, nada de escolher aquele parque ou praça da cidade que é a primeira opção de todos os casais. Busque inovar!


Lembre-se que um ensaio pré-casamento criativo é aquele que imprime a identidade do casal.




Logo, peça sugestões de locação ao seu fotógrafo - tenho certeza que ele irá se lembrar de espaços que são a cara de vocês.


Cachoeiras, reservas, praias, hortos, colinas, casarões… são muitas as belezas naturais e/ou rústicas que podem compor as suas fotos.


E, neste caso, mais uma vez o day off para fotos ganha pontos - se vocês tirarem o dia todo para fazer fotos, dá para fazer uma pequena viagem e aproveitar todas as belezas e cenários que encontrar pelo caminho!



  1. 3. Aposte em elementos cenográficos e chamativos


Outra boa alternativa para criar um ensaio pré-casamento criativo é criar uma atmosfera de ludismo para as imagens.


Para isso, você pode investir em itens especiais, iluminados e coloridos para compor algumas das fotos. Fumaça colorida, chuva de prata, sparkles fazem a composição saltar aos olhos de quem vê.




Vale ressaltar que, para fotos noturnas, além da chuva de prata e dos sparkles, você também pode investir em luzes pisca-pisca e velas.



  1. 4. Inclua o seu pet nos cliques


Você e seu noivo são mãe e pai de pet? Então por que não trazer a fofura do seu filho de quatro patas para o seu ensaio pré-casamento?


Os animaizinhos, além de despertarem a alegria dos donos, concedem às imagens uma identidade única do casal, além de muito vigor e espontaneidade.




Além disso, com certeza as fotos do ensaio pré-casamento serão, para sempre, uma lembrança amorosa do seu bichinho em suas vidas!





  1. 5. Utilize elementos e cenários favoritos do casal


Além de explorar novos cenários ao ar livre, é interessante apostar em ambientes que remetem à personalidade do casal, bem como boas lembranças a dois.


Por exemplo, se vocês sempre amam lanchar no Mc Donald’s aos fins de semana, que tal inserir o restaurante como cenário?



Ou então, se o casal é cinéfilo e não perde a oportunidade de ver um filme premiado em cartaz no cinema, pode aproveitar o espaço para fazer alguns cliques.


Em suma, o importante é buscar cenários e referências que ajudem, sutilmente, a contar a sua história de amor para o mundo.


  1. 6. Aproveite também a noite


É claro que a luz do fim de tarde pode tornar as suas fotografias surpreendentes. Mas, principalmente em ensaios que levam o dia todo, que tal inovar e também experimentar uns cliques noturnos?


O ambiente da noite é propício para criar um clima romântico e acolhedor nas imagens e, além disso, é ideal para explorar elementos luminosos.




O ensaio pré-casamento da Sabrina e do Eduardo ficou ainda mais criativo quando aproveitamos as luzes da cidade e a própria luminosidade do anoitecer.


Com a Camila e o Andrei, foi possível aproveitar os pisca-pisca nas árvores, bem como sinalizadores e a lareira, na noite de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.




7. Sempre dê espaço para o fotógrafo criar


O boicote artístico é uma das principais angústias da maior parte dos fotógrafos. Sem liberdade criativa concedida por parte do casal, a naturalidade se esvai.


Lembre- se que cada casal é único e possui uma história. Logo, não vale a pena impor para o seu fotógrafo uma lista de fotos que você deseja ter e nem um ensaio que deseja reproduzir.



Para fazer um ensaio pré-casamento criativo e registrar com excelência, o fotógrafo precisa de liberdade.


Ao invés de ditar todas as imagens, converse com o fotográfo, busque se entrosar, sorria e é claro, aproveite essa oportunidade rara de curtir a companhia do seu amor em meio à intensa maratona de preparativos para o casamento.


Em resumo, permita que a originalidade e essência do seu noivado prevaleçam!



As fotos que antecedem o casamento são uma oportunidade única de registrar uma das fases mais felizes e também mais belas do casal.


Portanto, aproveitem a oportunidade, explorem novos horizontes e permitam-se para ter um ensaio pré-casamento criativo e diferente.



Curtiu esse artigo? Acha que ajudou?


Se você gostou do artigo e das fotos eu tenho uma surpresa pra você.

Pensando em atrair cada vez mais histórias incríveis para o nosso dia a dia, eu vou selecionar e presentear 5 casais que irão se casar em 2019 e mais 5 em 2020 com um ensaio PRÉ CASAMENTO! =D

Gostou da ideia? Se você se gostou do meu trabalho, eu te convido a participar!

Corre que dá tempo ainda!

Para participar você só precisa clicar na imagem abaixo e responder algumas perguntinhas.



Gostou das ideias para ter um ensaio pré-casamento criativo? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )