Imagem capa - Casar na igreja ou no local da festa: qual das opções escolher? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Casar na igreja ou no local da festa: qual das opções escolher?


Após o noivado, é escolhida a data, o horário do casamento e, é claro, o local de realização da celebração. Para essa última decisão, que é tão importante, existem duas opções: casar na igreja ou no local da festa.


Se antes uma cerimônia de casamento era sinônimo de vários convidados reunidos sob o teto de uma igreja, hoje a união assume novos formatos e configurações.




Fato é que, seja na igreja ou no local da festa, essa decisão deve ser tomada o quanto antes, pois irá interferir em diversos aspectos, como orçamento, a escolha dos padrinhos e na própria decoração.


Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve se casar na igreja ou no local da festa, continue a leitura. Vou apresentar alguns prós e contras de cada opção!


Casamento na igreja: tradição e romantismo


Por muito tempo, casar na igreja era praticamente obrigatório para as famílias tradicionais. A cerimônia nos templos, em geral, está muito ligado à religiosidade dos noivos e de suas famílias.


Muitas vezes, o casal pode até não ser praticante da religião (católica, protestante, evangélica, etc) mas, muitas vezes, opta pela cerimônia religiosa por ser um sonho ou até mesmo uma “exigência” dos pais.




De toda forma, é inegável que uma cerimônia na igreja exala tradição e romantismo. O ritual, em geral, é muito bonito, envolvendo uma série de solenidades.


Além disso, para muitas noivas, é um sonho poder entrar na igreja de braços dados com o pai ou alguém especial. Logo, se este é um sonho que você tem desde criancinha, cogite casar-se na igreja.


Também veja quanto apelo tem para o casal ter a cerimônia conduzida por um padre, por exemplo. Em geral, padres não podem realizar rituais formais fora da igreja - apenas bênçãos.




No entanto, se você está pensando em sentir o friozinho na barriga de ver as portas da igreja se abrindo para você, também deve tomar nota dos desafios de uma cerimônia religiosa.


Casar na igreja é mais oneroso e burocrático


Casar-se na igreja representa um custo a mais e, em muitos aspectos, é bem burocrático.


Em geral, paga-se uma taxa de utilização da igreja quando os noivos não são frequentadores assíduos.


Além disso, é costume a realização de um curso de noivos para se aprender os preceitos daquela doutrina para o casamento.


Os noivos também devem preparar uma série de documentos para a cerimônia religiosa e, se vocês forem se casar em uma igreja que não esteja no perímetro da sua paróquia, pode ser necessário fazer a transferência para a igreja onde será realizado o casamento.




Os horários são limitados


Muitas igrejas, principalmente católicas, costumam adotar uma postura rígida com relação ao horário das celebrações.


Caso o casal escolha um período do dia que fuja do tradicional, muito provavelmente verá suas opções de igrejas reduzidas, já que a tradição de casamentos noturnos ainda é muito forte no Brasil.


Portanto, se o seu sonho é fazer uma cerimônia diurna, pode ser que encontrar uma igreja seja bem mais complicado do que você imagina.




As agendas são fechadas com muita antecedência


É comum que a agenda das igrejas, principalmente as católicas, sejam bastante engessadas com relação aos horários.


Muitas vezes, os horários de celebração são divididos entre casamentos, batizados, missas  de rotina da paróquia e mais.


Além disso, as igrejas tradicionais terão muita busca pelos casais. Logo, se você deseja garantir a data ideal, precisa procurar com o máximo de antecedência.




Limitação para decoração e atuação de fornecedores


As igrejas também têm uma série de regrinhas para o dia do casamento como:


  • • Limite de padrinhos e madrinhas;

  • • algumas músicas não são permitidas;

  • • a decoração não pode ser extravagante;

  • • os fornecedores externos (fotógrafos, cerimonial, etc) devem ter cadastro na igreja.

  • Fotógrafos e cinegrafistas podem não serem autorizados de subir no altar, impossibilitando fotos e videos com as expressões dos noivos.



Portanto, é importante se informar de todos esses detalhes antes de escolher a sua igreja.


Vale ressaltar também que se igreja for grande ou estiver precisando de reformas, a decoração pode sair mais cara.




Casamento no local da festa: descontração e liberdade


Casar no local da festa de casamento é uma excelente escolha para noivos que não são tão apegados à religião e desejam criar uma cerimônia autêntica e mais extravagante.


Essa também é uma ótima opção para aqueles que são de religiões diferentes. Nesses locais, a bênção pode ser feita por um amigo, familiar ou por um celebrante convidado.


Além disso, casar no local da festa é uma ótima maneira de economizar no casamento. Afinal, você não gastará com as taxas que normalmente são cobradas na igreja e, quanto à decoração, terá de investir só na do salão de festas.



Outro ponto positivo dessa escolha é evitar o deslocamento entre a igreja e o local da festa. Isso é muito bem visto pelos convidados e facilita na logística dos fornecedores.


Afinal de contas, se deslocar com equipamentos e estruturas de um local para o outro sempre dá muito trabalho e faz perder um pouco de tempo.


Ao casar fora da igreja, existe uma grande flexibilidade com relação a vários pontos da cerimônia, como o horário e a ausência de normas.


Todo o cronograma do casamento será definido por você e seu noivo, o que significa uma total liberdade para alterar os acontecimentos.


Além do mais, que tal fazer uma cerimônia ao pôr do sol, com aquela luz extraordinária e super romântica? Casamentos ao ar livre e neste horário só são possíveis no local da festa.




A liberdade também é uma das vantagens dessa escolha. A maioria das igrejas possuem diretrizes muito rígidas sobre o que se pode ou não fazer.


No salão, quem faz acontecer são vocês. É possível fugir do protocolo e criar situações com as quais os noivos sempre desejaram.


No entanto, nem tudo são flores - se o salão é a sua escolha entre casar na igreja ou no local da festa, também trago “más notícias”.


Limitação de celebrante religioso


Um bom exemplo é no caso de os noivos serem católicos apostólicos romanos praticantes.


Caso façam questão de a cerimônia ser realizada por um padre, obrigatoriamente ela deverá ser feita na igreja, já que realizá-la fora desse ambiente não é permitido.




Atenção à logística do evento


Outros pontos negativos de se casar no local da festa basicamente se resumem à logística do evento.


É preciso que todos os fornecedores estejam muito bem alinhados para que a montagem da festa não ultrapasse o tempo certo, uma vez que o período da cerimônia não deve ser interrompido pela arrumação da festa.


Além disso, como o padrão de tempo de uma igreja não existirá nesse tipo de casamento, o casal deve alinhar muito bem com sua assessoria quais serão os trâmites da cerimônia, para que ela não leve tempo demais.




Casar na igreja ou no local da festa dependerá do estilo do casal


Escolher entre casar na igreja ou no local da festa dependerá, sobretudo, do estilo do casal e da festa que vocês desejam proporcionar aos convidados.


Se o casal preza por elegância, classicismo e sofisticação, talvez valha a pena conciliar uma cerimônia religiosa com uma festa luxuosa em seguida.


Mas, se o cerimônia desejada é rústica, descontraída e tem tudo a ver com a natureza, aposte em um combinado de celebração e festa.




Independente da escolha do local, o que fará sua cerimônia especial é o amor entre os noivos. Escolha com cuidado, para que a solenidade seja a dos seus sonhos.


Em suma, seja lá na igreja ou no salão, todos os momentos do seu casamento devem ser registrados com muito carinho.


Logo, se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!


Gostou das ponderações sobre se casar na igreja ou no local da festa? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )