Imagem capa - Votos do casamento: 7 dicas para escrever o discurso perfeito por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Votos do casamento: 7 dicas para escrever o discurso perfeito

Os votos do casamento, além de representarem o clímax da união do casal, são uma dose extra de emoção na cerimônia.

Para os convidados e, é claro, para os noivos é praticamente impossível segurar as lágrimas de felicidades diante da confissão pública do amor do casal.

Mais do que uma formalidade, os votos do casamento são, praticamente, um compromisso verbal de respeito e amor entre os noivos.




Por isso, o discurso não pode, de forma alguma, ser genérico e copiado da internet - mas sim refletir os mais sinceros sentimentos do noivo e da noiva.


Para criar os mais perfeitos votos do casamento, que sejam personalizados e encantem os convidados, é necessário seguir algumas dicas. Confira!


  1. 1. Inspire-se


Escrever não é uma tarefa fácil para muitas pessoas e, por isso, uma dose de inspiração sempre cai bem, né?


Por isso, antes de colocar as ideias no papel, vale a pena ouvir e rever músicas, filmes e outros elementos que marcaram a história do casal.


Uma canção bem romântica, uma poesia ou um trecho bíblico podem fazer aflorar a criatividade e te ajudar a expor seus sentimentos.


Dessa forma, reúna todo conteúdo cultural que marcou a vida à dois e se deixe tomar pelo sentimentalismo.




  1. 2. Comece a escrever os votos do casamento com antecedência


Um discurso impecável leva a tempo a ser escrito. Portanto, nada de rabiscar frases soltas às vésperas do casamento. Seu amor merece dedicação!


Começar a escrever os votos do casamento semanas e até meses antes da data da cerimônia é fundamental.


Assim, você terá tempo de sobra para escolher as palavras certas, formar frases de impacto e revisar o conteúdo para que tudo esteja coeso e coerente.



Portanto, sempre que tiver tempo livre, leia poemas, busque sinônimos de palavras bonitas e, sobretudo, tenha uma boa conversa com o seu coração. Depois, vá fazendo pequenos rascunhos, reunindo as ideias. 


  1. 3. Faça suas anotações sempre no mesmo lugar


Reunir as ideias é fundamental para criar um texto emocionante e conciso! Por isso, reserve um espaço exclusivo para anotar tudo o que vier à mente.


Pode ser um caderninho, um arquivo no computador, um documento no e-mail ou até mesmo no bloco de notas do celular.




O importante é juntar todas as ideias num mesmo local, para que nada se perca e você possa alinhar seus sentimentos e construir um discurso emocionante!


  1. 4. Conte uma história romântica


Contar histórias é uma arte e os votos do casamento nada mais são do que um compilado de contos e vivências românticas do casal.


Primeiramente, coloque no papel os primeiros passos do relacionamento de vocês:




  • • Como se conheceram?
  • • Como foi o primeiro encontro?
  • • E o primeiro beijo?



Pontue os principais motivos que te fizeram ter a certeza de que havia encontrado o grande amor da sua vida. Por que você se envolveu e se entregou?


Relembre momentos juntos que só um e o outro entendam o quanto foi especial e escolha um que você considere o mais marcante para os dois.


Pode ser uma história engraçada, ou uma viagem incrível que tenham feito, ou até mesmo um desafio que vocês enfrentaram e superaram juntos.




Além disso, elogie e ressalte todas as qualidades que você mais ama no seu companheiro.


Descreva como os seus sentimentos foram crescendo, evoluindo e como o amor transformou a sua vida. Não economize no romantismo!




  1. 5. Seja objetivo


Declarações longas podem cansar os convidados e fazer com que a mente deles voe lá para o buffet.


Por isso, evite fazer uma declaração com mais de dois minutos. Isso ajuda, inclusive, os fornecedores de vídeo na hora da edição do filme do casamento.



Por isso, tente resumir tudo o que você deseja falar em poucas palavras que façam diferença.


Antes de começar a escrever, para facilitar o raciocínio e a objetividade, faça tópicos do que você considera crucial citar no texto.


Em geral, votos do casamento bem escritos envolvem quatro parágrafos:


  • • Primeiro parágrafo: citar uma parte da história dos dois;
  • • Segundo parágrafo: a importância dele(a) para você;
  • • Terceiro parágrafo: expectativas para a vida a dois;
  • • Quarto parágrafo: promessas de amor.

Se os seus votos do casamento ultrapassarem um tamanho conciso, peça para um amigo de confiança revisar e considerar as partes que acredita que possam ser cortadas ou reduzidas.




  1. 6. Seja autêntico e evite clichês


Os seus votos de casamento devem transmitir, sobretudo, a sua personalidade. Por isso, certifique-se de que seu discurso transmita exatamente quem você é, deixando de lado todos os clichês.


Portanto, cuidado na hora de buscar referências em outros votos do casamento na internet - muitos deles podem não combinar com a sua história de amor e, muito menos, com a visão que você tem do seu amor. 



Não se esqueça de que sinceridade é essencial para tornar os seus votos do casamento mais autênticos e genuínos.


Para conferir mais identidade ao seu texto, vale a pena imprimir traços da sua personalidade nas frases.


Portanto, se você for do tipo brincalhão, construa frases com analogia e piadas leves, que arranquem o sorriso da festa toda. Mas se você é um romântico incorrigível, abuse de frases carinhosas e declarações. 



Quando falo sobre autenticidade, não estou proibindo você de referenciar trechos de livros poéticos ou românticos, por exemplo.


Você pode usar as citações favoritas do seu amado no texto para surpreender. Se ela ama séries, que tal citar Friends? Se é leitora, frases da Jane Austen, por exemplo, podem cair bem!


  1. 7. Faça promessas de amor


Fazer promessas é a melhor maneira de finalizar os votos do casamento em grande estilo!


Primeiramente, prometa seu amor incondicional e uma cumplicidade inabalável, mesmo diante de todos os desafios que uma vida à dois reserva.


O sentimentalismo deve estar presente e há espaço também para promessas mais "bobinhas" e delicadas.




Sabe aquele bolo de chocolate que você faz que ele adora? Aquele bilhetinho que você deixa que o faz suspirar? Os passeios domingo de manhã pelo parque? Prometa que vai continuar fazendo essas coisinhas que o conquistou! Prometer coisas especiais deixa o momento mais mágico!


Os votos do casamento, hoje, já são muito esperados pelos convidados. Por isso, por fim, respire fundo e faça a sua declaração olhando nos olhos do seu amor.


Se você ficar nervoso e gaguejar, não se preocupe. Todos já estarão emocionados o suficiente para achar esse gesto fofo demais. Dê uma pausa, sorria e continue!


Os votos do casamento emocionam os noivos e os convidados e, por isso, é importante registrar em detalhes todas as reações.




Se você ainda não tem um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou das ideias para escrever os votos do casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )