Imagem capa - Como escolher com exatidão o melhor horário para casar? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Como escolher com exatidão o melhor horário para casar?


Umas das primeiras decisões que um casal deve tomar após o noivado é decidir a data do casamento e se a celebração ocorrerá durante o dia ou a noite. As celebrações diurnas têm conquistado o coração de muitas noivas, fazendo com que outras questionem-se sobre o melhor horário para casar.


No Brasil, os casamentos noturnos são tradicionais na maioria das cidades e regiões. Em geral, a cerimônias são realizadas entre 18h e 20h e, na sequência, ocorre a recepção.


Esse padrão é indispensável para casamentos que ocorrem às sextas-feiras, por exemplo, uma vez que muitos dos convidados passam o dia ocupados com o trabalho.


Entretanto, se a celebração está marcada para o fim de semana, há diferentes períodos do dia que podem contribuir para criar uma festa memorável.



De qualquer forma, seja durante o dia ou à noite, o horário escolhido para a celebração influenciará a escolha do vestido, da decoração da festa, o traje dos convidados e mais - por isso é tão importante definir o melhor horário para casar.


Tanto o casamento diurno quando o noturno possuem aspectos positivos e negativos. Cabe ao casal definir o melhor horário para casar de acordo com estilo de cerimônia que desejam fazer.


Neste artigo, separei alguns prós e contras das celebrações diurnas e noturnas, para que você possa escolher a melhor opção. Confira!


Casamento diurno: romântico, iluminado e natural


O casamento de dia é mais leve e descontraído, podendo ser uma boa pedida para quem gosta de festas em um ambiente ao ar livre.


Logo, uma das principais razões para escolher casar durante o dia é sonhar com uma cerimônia ao ar livre.


Casar ao ar livre traz vibrações de mais naturalidade, especialmente às fotografias. Fotos com luz natural ficam muito diferentes do que as realizadas com iluminação artificial.



A luz do dia traz um colorido especial para as imagens, deixando-as mais vivas, além, é claro, de destacar ainda mais o local do casamento.


Se você está pensando no dia como o melhor horário para casar, trago outras vantagens além da apaixonante luz natural:


  1. 1. Belos locais para a cerimônia


Os casamentos diurnos, em geral, pedem ambientes ao ar livre. São muitas as opções de ranchos e sítios com paisagens naturais, cheias de verde e cores. Tudo isso dará um toque romântico e encantará os convidados.


Sem dúvida os locais para se realizar um casamento matinal são deslumbrantes.




Você pode optar por um sítio, um parque, um jardim ou, quem sabe, até mesmo uma praia ou à beira de um lago!


  1. 2. Uma festa que pode durar o dia todo


Durante o dia os convidados estarão mais disponíveis e bem dispostos para uma festa, principalmente os mais idosos e as crianças.


Com o casamento começando durante o dia, vocês e seus convidados terão o resto do dia para aproveitar ao máximo a festa.




Além disso, é mais fácil negociar com o salão ou espaço alugado o valor da hora de festa, afinal, em geral, horas durante o dia são mais baratas, pois a procura é menor e não há necessidade de iluminação para o local.


  1. 3. Mais econômico


Um casamento diurno pode gerar economia em termos de aluguel de salão, buffet e decoração.


Se o local escolhido para a cerimônia já tiver uma bela paisagem, não será preciso gastar tanto com a decoração, e, naturalmente, por ser durante o dia, não haverá necessidade de iluminação artificial para a decoração.


Além disso, se você pretende comemorar sua festa em um salão, prepare-se para valores mais amigáveis, uma vez que a procura para o dia é menor.



Celebrar seu casamento durante o dia pode reduzir também o gasto com o buffet.


Como a tradição no Brasil ainda é de casamento noturno, alguns buffets podem cobrar menos para casamentos de manhã devido à baixa procura pelo o horário, e pelo fato de possibilitar a empresa realizar mais de um evento na mesma data.


  1. 4. Trajes menos formais


Outra vantagem do casamento diurno é o fato de que os trajes dos noivos, dos padrinhos, das damas de honra, pajens e convidados podem ser menos formais.



Tecidos esvoaçantes, estampas florais, menos brilho e colarinho sem gravata são alguns dos itens que completam o dress code do casamento diurno.


Casar durante o dia também tem seus desafios


Como nem tudo são flores, se você pensa que o melhor horário para casar é de dia, é melhor ter atenção a alguns pontos.


Um dos principais problemas do casamento matinal é o calor. Caso você pretenda se casar durante o verão, a manhã e a tarde podem gerar desconforto para o casal e os convidados.



Se pretende fazer a celebração primeiro em uma igreja, é necessário verificar se a desejada celebra casamentos diurnos - muitas só os fazem durante a noite!


A hora de acordar e partir para a arrumação também será desafiadora - sobretudo para as mulheres.


É desconfortável ter que acordar cedo e enfrentar escova, penteados e maquiagem. Além disso, encontrar salões e profissionais disponíveis para atendê-las cedo é mais difícil.




O buffet também sofre algumas alterações quando a cerimônia é realizada durante o dia. Se o casamento acontecer no horário do almoço, os convidados vão precisar de um cardápio diferente.


Quanto às bebidas, no período não é necessário investir em bebidas mais caras, como o whisky, que combinam mais com a noite. Mas, em compensação, o consumo de cerveja e espumante aumenta, já que são bebidas mais refrescantes.


Casamento noturno: glamouroso, sofisticado e detalhista


O casamento à noite ainda é tradição e pede mais elegância, geralmente terminando em uma bela festa que adentra a madrugada.


Em geral, os casamentos noturnos são realizados em igrejas pomposas ou salões luxuosos, com uma decoração sofisticada, trajes à rigor e um buffet regado de drinks surpreendentes.





Se a noite está sendo cotada por vocês como o melhor horário para casar, apresento alguns benefícios desse turno para confirmar o seu desejo:


  1. 1. Mais detalhes


Toda noiva deseja estar deslumbrante no seu casamento e, para isso, a preparação leva tempo.


Mas este é um dos pontos fortes do casamento noturno: o tempo extra para os preparativos.



Tanto os noivos quanto os convidados terão uma grande parte do dia para se arrumarem, algo essencial principalmente para as mulheres, que precisam fazer cabelo e maquiagem.


O tempo extra também é uma vantagem para os organizadores do casamento, que terão mais tempo para preparar a decoração.


  1. 2. Mais glamour


Se o seu objetivo é transformar seu casamento em uma verdadeira premiére de cinema, aposte no casamento noturno.



Nesse período, o glamour é muito maior, afinal, os convidados apostam em roupas mais sofisticadas e brilhantes e as moças podem investir em maquiagens mais pesadas.


A decoração poderá ser mais bem trabalhada, com efeitos luminosos, velas e arranjos!




  1. 3. Uma pista de dança bombando


Para quem quer organizar uma festa incrível, com muitos drinks e um ambiente propício para a dança, a noite é a melhor opção.


Durante a noite as pessoas ficam mais desinibidas e descontraídas, têm mais vontade de dançar, se divertir e, consequentemente, fazer a pista de dança do seu casamento bombar.




  1. 4. Clima mais agradável


Em casamentos noturnos, o tempo geralmente está mais fresco, o que dá mais conforto ao ambiente.


Se sua intenção é fazer uma cerimônia noturna ao ar livre, no entanto, busque evitar épocas de chuvas e frio intenso e não deixe de se preocupar com a iluminação do local! Para boas fotografias você precisará de uma iluminação adequada.



O casamento noturno também apresenta algumas desvantagens


Um dos principais desafios do casamento noturno diz respeito à fotografia, devido à ausência de luz natural neste período.


Ao contrário do casamento diurno, que terá a luz do sol e facilita muito a realização das fotos, o casamento à noite só contará com a iluminação artificial.



Claro que um bom fotógrafo consegue fazer fotos maravilhosas apenas com luzes artificiais, mas serão mais trabalhosas. 


Outra desvantagem do casamento noturno está no fato de você precisar limitar o horário da festa. Muitos salões só oferecem disponibilidade até 6h da manhã.


Portanto, caso deseje promover uma festa noturna que vire a madrugada, procure saber se o local contratado limita o tempo que a festa deve durar.




A participação dos convidados é mais limitada no casamento noturno, sobretudo de crianças e idosos.


Esses são, normalmente, os primeiros a deixar a festa por se cansarem mais rápido que os demais convidados.


O melhor horário para casar talvez seja o melhor dos dois mundos


Se você ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor horário para casar, uma boa sugestão é experimentar o fim de tarde.


Casamentos que começam no fim da tarde, acontecem durante o dia, têm seu ápice ou as fotos dos noivos ao pôr do sol e têm sua recepção realizada à noite, conseguem captar o melhor dos dois universos!


Fazer uma cerimônia no fim de tarde e fotos dos noivos ao pôr do sol certamente renderá belíssimos registros para o seu álbum de casamento.



Um erro comum dos noivos é marcar o horário muito justo para poder casar ao pôr do sol.


No entanto, se acontecer algum atraso (e pode acontecer, por conta dos convidados/padrinhos, demora no making of da noiva, falhas técnicas ou cerimônia mais longa que prevista), perde-se a tão sonhada luz.


Por exemplo, se o pôr do sol será às 18h, busque marcar o casamento para 16h ou às 16h30, uma vez que devemos levar em conta as seguintes variáveis: tempo para os convidados começarem a chegar e tempo da cerimônia.



Você também pode colocar em uma calculadora de sol (www.suncalc.net) o dia, ano e local do seu casamento que ele já te mostra o horário do pôr do sol - logo, fica mais fácil escolher o melhor horário para casar!


Casar-se próximo ao pôr do sol permite reunir fotos deslumbrantes, romantismo, glamour e, é claro, um festa de arromba!




Agora você já tem material de sobra para ponderar e escolher o melhor horário para casar. Lembre-se sempre de levar em conta o estilo da cerimônia e a personalidade do casal.


Independente do melhor horário para casar, é importante registrar cada detalhe do grande dia.


Se você ainda não tem um fotógrafo, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou das ideias para escolher o melhor horário para casar? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )