Imagem capa - Jamais dê ao seu fotógrafo uma lista de fotos para casamento! por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Jamais dê ao seu fotógrafo uma lista de fotos para casamento!


Ao longo da minha carreira como fotógrafo, se há um aspecto que para mim e para muitos colegas sempre foi dispensável, é receber dos noivos uma lista de fotos para casamento ou pré casamento.


Não é por “pirraça” ou por que não desejamos entregar as fotos dos seus sonhos - muito pelo contrário! Desejamos ter a liberdade para captar a essência do seu grande dia ou do seu ensaio.




Uma lista de fotos , em geral, é formada por imagens e poses que os noivos muito admiram e serve como um “manual de instruções” para o fotógrafo, com imagens que o casal deseja ter capturadas no ensaio ou no dia do casamento.


Entretanto, embora entregar um roteiro seja uma atitude entusiasmada da noiva, o script, na verdade, pode impedir que haja as fotos que realmente irão te agradar.


Quer saber mais por que você e seu noivo devem deixar o fotógrafo livre, leve e solto para registrar o seu casamento? Continue a leitura!




Você contratou um profissional e um verdadeiro artista, por isso, confie!


Quando você vai ao médico, por exemplo, a fim de fazer um tratamento, certamente você não diz a ele o que te receitar. Portanto, por que ditar o trabalho do seu fotógrafo?


Não me entenda mal, mas com certeza você o contratou porque é um especialista. Além disso, aposto que o contrato foi fechado após uma longa pesquisa e por você ter se apaixonado pelo portfólio dele.



Se a sua preocupação é não ter fotos com seus pais, padrinhos, avós e amigos, pode ficar despreocupada.


Um fotógrafo, por mais que capture momentos espontâneos, conhece todas as fotos de “protocolo” que precisam ser registradas no grande dia.




Sua função é apenas orientá-lo, através do diálogo, indicando quem são seus pais, familiares e outras pessoas de extrema importância para você. E também interagindo com estas pessoas que você gostaria de ter fotos no seu casamento.


Além disso, costumo dizer que a fotografia de casamento deve contar a história de um casal. Portanto, relaxe e permita que a espontaneidade da sua celebração dê asas à criatividade do fotógrafo.


Eles sabem que você e seu irmão ou irmã chorando durante o brinde rende uma imagem mais emocionante que uma pose em frente à igreja.




Ou que tal ter o abraço emocionante de sua avó registrado em vez de posar com ela, sentadinha ao seu lado?


Deixe de lado os protocolos e não se preocupe com poses! Não vai me dizer que você não prefere curtir a emoção com seus convidados do que posar com eles?


Acredite na qualidade do trabalho que você contratou. liberdade criativa ao seu fotógrafo e o resultado será surpreendente!




Deixe a magia do grande dia acontecer - isso só é possível sem uma lista de fotos para casamento!


Quando você monta uma lista de fotos para casamento para o seu fotógrafo, significa que você deseja ter registrados momentos tão incríveis como os que vê, né?


O que você provavelmente ainda não sabe é que a maioria desses momentos “perfeitos” aconteceu naturalmente. Ou que talvez sejam tão perfeitos que foram parte de algum editorial.


A partir do momento em que você entrega para o seu fotógrafo uma lista de fotos favoritas no Pinterest, por exemplo, você pode afetar a capacidade dele de capturar o brilho genuíno do seu grande dia.




O que torna todas essas fotos que você adora tão especiais são os momentos autênticos que ocorreram e que nelas estão registrados, sem levar em conta a câmera.


Se você e seu fotógrafo tentarem recriar algo, vocês perderão o elemento natural que torna um a imagem tão marcante.


Melhor do que entregar uma lista de fotos para casamento para o seu fotógrafo, é ter um excelente relacionamento com ele antes do grande dia.




Que tal marcar um ensaio pré-casamento para que você e seu noivo já criem mais intimidade com o fotógrafo e, assim, estejam mais leves e espontâneos no casamento?


Se você ama o estilo do trabalho do fotógrafo contratado, liberte-se, curta os seus momentos e garanto que suas fotos serão apaixonantes e também inspiradoras para outros casais.




Seu casamento é uma história única e incomparável!


O fator mais decepcionante para um fotógrafo ao receber uma lista de fotos para casamento é ver que o casal gostaria de replicar as fotos de outras pessoas, em vez de ter imagens exclusivas.


Fotografia é puro storytelling, ou seja, uma alternativa poética de contar a história de amor de um casal.


O amor entre você e seu noivo, suas personalidades e o estilo do casal é o que torna o dia do seu casamento único e especial.



Logo, forçar uma foto que você viu no Instagram, por exemplo, atrapalha você a viver um momento sincero do seu grande dia.


Vocês têm anos de história de amor e planejaram um casamento incrível, repleto de detalhes encantadores.


Por isso, viva intensamente a celebração do amor de vocês, o luxo da festa e deixe que seu fotógrafo capture a beleza particular desse dia.


As fotos são a forma mais fidedigna de registrar a beleza e a emoção do grande dia - são elas que você terá para se lembrar para sempre do casamento.



Portanto, divirta-se e emocione-se no seu grande dia e dê espaço para que o fotógrafo possa registrar a essência do momento.


Se você ainda não contratou um fotógrafo para o seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!


Gostou de saber por que você não deve dar uma lista de fotos para casamento para o seu fotógrafo? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )