Imagem capa - Banda para casamento: 6 passos infalíveis para escolher a melhor por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Banda para casamento: 6 passos infalíveis para escolher a melhor


Pista bombando, convidados animados e muita alegria até o amanhecer: este é o sonho de muitos casais que planejam uma festa de casamento. Para isso, é fundamental escolher uma excelente banda para casamento.


Escolher a banda para casamento ideal é um desafio durante os preparativos para o casamento. 


Assim como diversos serviços, o resultado só será visto no dia do evento – sem direito a provas ou degustações.



Dessa forma, no momento da contratação dos músicos, os noivos podem se deparar com diversas dúvidas, como a escolha do setlist, o som e a iluminação e até mesmo os atrativos de palco.


A banda para casamento precisa ter um repertório com estilos variados e uma presença de palco marcante, capaz de animar os convidados e bombar a pista de dança.


A música tem o poder de agitar, emocionar e inspirar os convidados e, por isso, é indispensável para o sucesso do seu evento. 


Se você está com dúvidas para escolher a melhor banda para o seu casamento, continue a leitura e confira 6 dicas para fechar um excelente contrato!




  1. 1. O repertório deve ser do gosto do casal, mas também eclético


É claro que os noivos são o centro das atenções na festa, mas a celebração também precisa ser memorável para os convidados!


Priorizar o gosto do casal é fundamental, mas também é importante ser ponderado e escolher um setlist mais eclético.



Imagine a seguinte situação: o casal é apaixonado por MPB e investe em uma banda para casamento que só toca este estilo.


Por sua vez, muitos dos convidados são jovens, animados e adoram uma balada sertaneja. Nesse caso, é claro que eles vão buscar se divertir, mas a banda não conseguirá segurar a animação por muitas horas!


Por isso, o ideal é investir em uma banda para casamento que ofereça um repertório abrangente, mesclando diferentes estilos e, principalmente, os hits do momento e aqueles atemporais!




  1. 2. A banda para casamento deve ser compatível com o estilo da festa


É fundamental que a banda se encaixe no estilo da sua festa de casamento, tanto em questões estruturais quanto de performance.

Verifique se a estrutura da banda é compatível com o palco da sua celebração e se o local permite apresentações musicais sem grandes interferências de ruídos externos.


Confira também qual o espaço entre as mesas, a pista e o local onde os músicos tocarão, para ver se é compatível com a estrutura oferecida pela banda cotada.


Quanto à performance, considere o perfil da cerimônia. Bandas com shows pirotécnicos e artistas de palco podem destoar de um casamento ao ar livre no campo, certo?




  1. 3. Busque referências e conheça os músicos


Ao considerar contratar uma banda para casamento, é essencial verificar se o grupo é de confiança, tem comprometimento e responsabilidade.


Para isso, é fundamental agendar reuniões no estúdio ou escritório da banda. Caso o conjunto trabalhe como freelancer, busque recomendações de pessoas que já contrataram o serviço.




As redes sociais são ótimas aliadas para verificar a credibilidade da banda para casamento. Verifique se o grupo possui avaliações positivas dadas por clientes e aproveite para checar todo o seu material de apresentação e portfólio.


Depois, é claro, é indispensável comprovar a qualidade do som. Que tal ir ao estúdio ou em um show da banda, antes do seu casamento, para ouvi-la tocar?


DVDs e vídeos não são suficientes para vocês sentirem o som e a animação da banda. Portanto, não dispense uma apresentação presencial!



É fundamental que, desde as avaliações anteriores, a banda saiba inovar e tenha um repertório variado e dinâmico. Músicas antigas e repetidas são entediantes!


  1. 4. Pesquise com antecedência


As atrações musicais do seu casamento devem ser decididas com antecedência, assim como o local e o buffet.


Tenha em mente que os melhores profissionais costumam sempre ter a agenda cheia



Logo, o quanto antes você entrar em contato, maior será a chance de garantir sua data com a banda para casamento de sua escolha.


  1. 5. Contrate o pacote completo - música, iluminação e performance


Para evitar dores de cabeça e economizar o tempo precioso do casal, prefira bandas que oferecem toda a estrutura de som e iluminação – tanto do palco como da pista de dança.


Fora a estrutura, busque grupos que ofereçam uma dinâmica divertida de atrações de palco e pista.



Há bandas que fornecem chuva de prata, animadores de palco, dançarinos, robôs de led, entre outras atrações que são ideais para fazer a sua pista de dança bombar!


  1. 6. Desconfie de preços baixos e verifique a duração do show


Tocar em um casamento é uma grande responsabilidade, afinal, as bandas têm a missão de manter a alegria da festa!


Uma banda para casamento, em geral, é composta por cerca de cinco integrantes, som, iluminação e atrações - conjunto que certamente não será uma pechincha.


Um grupo de qualidade e credibilidade cobrará um valor justo, mas certamente não barato. Por isso, reserve um valor condizente a isso em seu orçamento.




O investimento valerá a pena - o casal irá se emocionar quando ver a pista repleta de convidados se divertindo.


O preço a ser pago à banda para casamento também poderá variar conforme o tempo de duração do show.


Desde o princípio, tenha em mente o tempo da festa e o tempo do show da banda para não ter nenhuma surpresa. 


Algumas chegam a tocar até o fim da festa, desde que esteja estipulado, em contrato. Porém, se você contratou o serviço por algumas horas, verifique o valor das horas extras e saiba quanto sairá caso estenda o horário previsto inicialmente.




Ao escolher uma banda para casamento, é essencial conversar com os integrantes e/ou com o produtor e alinhar expectativas.


As atrações musicais são diretamente responsáveis pelo sucesso da sua comemoração, logo, você e seu noivo precisam estar seguros e confortáveis com a presença deles no grande dia. 




Com uma banda animada e um som irado, não vai restar um convidado sentado! Você sabia que a pista de dança rende os melhores momentos do seu casamento? Então é fundamental registrá-los!


Se você ainda não tem um fotógrafo para eternizar seu casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial!



Gostou dos toques para escolher a melhor banda para casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )