Imagem capa - O guia definitivo do ensaio pré-casamento: por que e como fazer? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

O guia definitivo do ensaio pré-casamento: por que e como fazer?


Os ensaios pré-casamento foram ganhando o apreço dos casais nos últimos anos. Se antes a fotografia de casamento se resumia à cerimônia e a festa, agora o fotógrafo fica responsável por registrar momentos meses antes da celebração!


A lista de tarefas para a organização de um casamento parece não ter fim - no entanto, em meio a essa fase turbulenta, é essencial que o casal registre a sua felicidade, em um momento intimista.


noivo rodando a noiva em foto


Um ensaio pré-casamento não é só uma forma de registrar uma época especial e conseguir bons cliques para a decoração da festa e para postar no Instagram!


Fazer um ensaio fotográfico é uma forma de contar a história do casal para a família e os amigos, além de transmitir a personalidade e a felicidade dos dois.


Se você está noiva e está pensando em fazer um ensaio pré-casamento, continue a leitura. Darei todos os motivos para você não perder a chance de registrar momentos a dois.


Por que fazer um ensaio pré-casamento é indispensável?


A maioria das noivas - mesmo aquelas que não se dizem fotogênicas - têm vontade de posar para um ensaio fotográfico. Em geral, convencer os noivos pode ser o maior desafio! (rs)


ensaio pre wedding em paquetá RJ


No entanto, se o casal ou uma das partes ainda está com certa dúvida em investir em um ensaio pré-casamento, é hora de considerar todos os pontos favoráveis! 


Registrar a beleza e a juventude do casal


Um ensaio pré-casamento é uma oportunidade única de registrar uma das fases mais belas da vida do casal.


Por que mais belas? Em geral, na época do casamento, as pessoas estão mais felizes e é lógico que pessoas mais felizes sorriem à toa e proporcionam bons cliques!


casal sorrindo em ensaio pré casamento



Além disso, é uma oportunidade de registrar o início da vida à dois. Já imaginou, futuramente, ter uma seleção de fotos incríveis para mostrar para os seus filhos e netos?


Criar expectativas nos convidados


Todos os seus convidados estão ansiosos para o casamento do ano - então por que não alimentar essa animação e aumentar a ansiedade para a festa?


ensaio de casal na praia


O ensaio pré-casamento permite que o casal divulgue as fotos nas suas redes sociais e construa o site do casal, fazendo com que todos os convidados contem os dias para a cerimônia.


Viver um momento tranquilo a dois


A organização de um casamento exige muito tempo e paciência - e, em meio à resolução de tantas pendências, sobra pouco tempo para curtir um clima romântico a dois.


O ensaio pré-casamento é uma oportunidade para os pombinhos aproveitarem, sem preocupações, a companhia um do outro. 


ensaio de casal pre wedding no campo



É a chance de dar um break nos compromissos e aproveitar um dia inteiro de muito carinho!


Usar as fotos na decoração


Para que a decoração do casamento tenha a personalidade do casal, nada melhor do que belas fotos para ilustrar!


Com as fotos do ensaio pré-casamento, é possível fazer um quadro para colocar na recepção, lembrancinhas e até montar um slideshow incrível para rodar no telão.


casal na praia com a onda batendo pre wedding na praia


As fotos irão despertar a admiração dos convidados e gerar um clima ainda mais romântico!


Aproximação com o fotógrafo


O ensaio pré-casamento também é uma chance para os noivos conhecerem melhor o fotógrafo que irá registrar cada detalhe do grande dia!


É claro que o casal e o profissional se conhecem nas reuniões, mas, quando em ação, os noivos e o fotógrafo desenvolvem certa intimidade.


casal se divertindo em um ensaio pre wedding



A partir do ensaio pré-casamento, o fotógrafo conhecerá o estilo do casal, a personalidade e ajudará a reduzir o nervosismo e a ansiedade para as fotos da festa.


7 dicas para tornar o seu ensaio ainda mais incrível


Convencida de fazer um ensaio pré-casamento? Então agora é hora de pensar em algumas iniciativas e ideias para tornar a sessão de fotos mais bonita, criativa e tranquila!


  1. 1. Escolha a data com antecedência


“Antecedência” é a palavra de ordem dos noivos desde que a noiva diz o “sim”. No entanto, essa postura é realmente importante, principalmente quando se trata da fotografia.


Muitos locais precisam ser reservados para que o seu ensaio seja perfeito. Além disso, ao tentar reservar em cima da hora, os fotógrafos também podem ter muitos dias comprometidos.


silhueta de um casal


Comece a buscar uma data para o seu ensaio pré-casamento cerca de três a quatro meses antes da cerimônia, para que as fotos sejam feitas, aproximadamente, pelo menos dois meses antes.


Pode parecer muito tempo de antecedência, mas já pensou se alguém fica doente, se chuvas atrapalham ou se você escolhe uma temporada em que o seu fotógrafo está com a agenda completamente lotada? 


nuvens em foto de casal no canion fortaleza em cambará do sul



Mesmo que seja pra guardar as fotos pra serem divulgadas mais próximo do casamento, já pense na data do seu ensaio pré casamento!


  1. 2. Aposte em um day-off


Para conseguir boas fotografias, é necessário que o casal esteja relaxado e que o fotógrafo crie uma conexão com os dois.


Por isso, quanto mais tempo disponível para fotografar, maior a chance de render fotos espontâneas, bem como de criar uma história mais bem contada através das fotografias.


Por isso, que tal dedicar um dia inteiro, sem preocupações, para apenas posar para as câmeras?


ensaio no campo Ensaio pré casamento no palacio quitandinha pre wedding em petropolis foto de casal com cachorro


Nos meus pacotes de serviços, eu ofereço o a day in the life, um ensaio pré-casamento no qual eu passo um dia com o casal, registrando cada detalhe desse amor, em diferentes lugares. Dá só uma conferida nos resultados! Tem dois que eu gosto muito! O da Thai e do Evandro e o da Carol e do Victor Hugo.


  1. 3. Inclua itens criativos


Que tal fugir do óbvio e do clichê e criar cenários lúdicos e surpreendentes para as suas fotos de casal?

casal com fumaça colorida ao fundo em petrópolis

Uma boa alternativa é investir em itens especiais e criativos, como fumaça colorida e sparkles em fotos noturnas. O resultado salta aos olhos e é incrível!


foto criativa de ensaio de casal


4. Cuidado com objetos


Por falar em fugir do clichê, tenha cuidado com itens cênicos muito usados por casais, como letreiros, balões, chapéus e suspensórios.


Particularmente, acredito que a utilização desses objetos nas fotos é capaz de roubar a identidade do ensaio e do casal, pois são itens genéricos.


ensaio pre casamento no campo pre wedding no campo


Além disso, outro risco de acrescentar objetos é poluir as imagens, de modo com que os adereços acabem por chamar mais atenção do que o casal.


  1. 5. Unhas e maquiagem


Cuidar da beleza ajuda a deixar as fotos ainda mais bonitas! A preparação para o ensaio pré-casamento deve contar com uma caprichada na make.


As noivas devem agendar um horário com o seu profissional favorito ou verificar se o fotógrafo oferece pacotes com esse serviço incluído.


casal no por do sol com linda luz


Quanto ao estilo da maquiagem, o ideal é optar pela naturalidade, sem excessos. Um ensaio diurno não pede maquiagem muito carregada. Uma boa maquiadora pode deixar você com aquela maquiagem perfeita e a cara de "acordei linda assim" que um ensaio diurno pede! rs


É essencial pedir que o maquiador disfarce cicatrizes, espinhas, machucados e olheiras. Quanto ao bronzeamento da pele, evite, sobretudo se for à jato!



Forte do Pico Casal na Janela de uma ruína


Unhas dos pés e das mãos bem feitas garantem belos closes do casal!


O cabelo deve seguir a naturalidade também presente na maquiagem. As noivas podem começar usando solto e ela mesma providenciar penteados ao longo do ensaio.


Desaconselho cortes radicais e tintura no cabelo para o ensaio, pois eventuais problemas, podem afetar o agendamento das fotos.


  1. 6. Looks montados


Separe as roupas que vocês desejam usar um dia antes do ensaio e busque levar looks já montados, ou seja, acessórios, roupas e sapatos combinando.


Muitas trocas de roupas, com três ou mais looks, podem atrapalhar o tempo disponível e prejudicar o ensaio.


Busquem alinhar os looks dos casais entre si, para que combinem e, principalmente, que tenham a cara do casal!


Ensaio de casamento casal deitado



Cheguem ao ensaio com o primeiro look já vestido - caso essa combinação exija sapatos de salto alto para elas, é ideal levar um sapato confortável para o deslocamento.


  1. 7. Fuja do lugar-comum


O seu ensaio pré-casamento precisa ter a identidade do casal e, principalmente, ser original. Fuja do parque da cidade onde todos os casais fazem fotos

Explore novos horizontes!


Peça sugestões ao seu fotógrafo de locações. Se vocês tiverem um dia inteiro para fotografar, vale a pena fazer uma pequena viagem e aproveitar todos os cenários pelo caminho.


Casal abraçado com bela vista de Niterói



ensaio pre wedding na cachoeira em Cambará do Sul



Priorize fotos ao ar livre, mas também vale a pena pesquisar uma locação interna, como um casarão, museu, bar ou caverna, para complementar o ensaio.


Caso seja necessária autorização para fotografar no local escolhido, ela deve ser providenciada pelo próprio casal (já que alguns locais pedem dados pessoais dos fotografados), previamente.


Casal se abraçando no forte


Curtiu esse artigo? Acha que ajudou?


Se você gostou do artigo e das fotos eu tenho uma surpresa pra você.

Pensando em atrair cada vez mais histórias incríveis para o nosso dia a dia, eu vou selecionar e presentear 5 casais que irão se casar em 2019 e mais 5 em 2020 com um ensaio PRÉ CASAMENTO! =D

Gostou da ideia? Se você se gostou do meu trabalho, eu te convido a participar!

Corre que dá tempo ainda!

Para participar você só precisa clicar na imagem abaixo e responder algumas perguntinhas.




Gostou das ideias sobre ensaio pré-casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )