Imagem capa - Como escolher o melhor modelo de convite de casamento? por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Como escolher o melhor modelo de convite de casamento?


Tão importante quanto definir a data, o local e o buffet do seu casamento, é escolher o cartão de visitas da sua cerimônia. Ir em busca do modelo de convite de casamento perfeito é uma tarefa que exige muito cuidado!


Clássicos, rústicos, divertidos… são muitas as opções no mercado e, por isso, parece difícil encontrar aquele que irá refletir a alma da cerimônia!


Lembre-se que a entrega do convite é um momento especial, afinal, é por meio dessa formalidade que o casal anunciará a sua união.


Dessa forma, é essencial que o modelo de convite de casamento seja original e reflita a personalidade dos noivos


Se você quer que seu convite desperte a ansiedade dos convidados e tenha a identidade do casal, preparei 5 dicas infalíveis para auxiliar a sua escolha. Confira!


  1. 1. O modelo deve seguir o estilo da festa


O primeiro passo para definir o modelo de convite de casamento ideal é escolhendo o seu estilo.


Para escolher o estilo perfeito, é necessário entender a mensagem que deseja-se transmitir aos convidados e associá-la ao estilo da cerimônia e da recepção.


Harmonize o convite com a decoração do casamento, ou seja, com os tons, as cores, os materiais e o lugar da festa.


Além disso, o modelo deve refletir o tipo de cerimônia de casamento. Se seu casamento é mais formal, que tal apostar em tons perolados e renda?


Se sua recepção será em um ambiente rústico de fazenda, por exemplo, o couro sintético pode ser uma boa ideia.


  1. 2. Busque alinhamento com a personalidade do casal


Por mais que o modelo de casamento esteja refletindo o estilo da festa, é fundamental que também seja adequado à personalidade do casal.


É claro que a festa, naturalmente, será do gosto dos noivos. Mas o que eu quero enfatizar aqui é a importância de dar atenção a detalhes que manifestem a alma dos noivos!


Mesmo que o convite siga o estilo clássico, por exemplo, é possível inserir algum detalhe que represente o casal, seja na frase, em uma faixa ou até na escolha da tipografia.



Há muitas ideias ousadas - há casais que incluem caricaturas, foto do casal, envelopes coloridos e muito mais!


  1. 3. Considere os diferentes tipos de papel

  2.  

Um bom convite de casamento é aquele que proporciona uma experiência tática aos convidados. Por isso, a escolha do tipo de papel é importantíssima!


Conheça alguns tipos de papel mais procurados pelos noivos e suas adequações:


Papel-cartão: material mais resistente, que proporciona maior durabilidade ao convite. 

Metalizado: esse é um dos materiais mais caros, mas também uma das melhores escolhas para casamentos de estilo tradicional. 

Papéis nacionais foscos: modelo curinga, o mais utilizado pelos casais do Brasil. 

Aspen: ideal para os casais que desejam ter um convite mais sofisticado pois é um material mais delicado. 

Papel reciclado: se você deseja criar convites mais rústicos, aposte neste material. Mas lembre-se que, embora ecologicamente correto, é o mais caro!





  1. 4. Compare e avalie os preços


Em geral, os preços dos convites são calculados por unidade e conforme o número de convites o valor pode variar, pois muitas gráficas reduzem o valor se a quantidade encomendada for maior


Dessa forma, é difícil limitar logo de cara o valor que será gasto, afinal, de acordo com o material, um convite pode variar de três até 100 reais a unidade!


Determine um teto no seu orçamento para a escolha do convite defina o que é indispensável ter no modelo (rendas, papel metalizado, dobraduras, entre outros).




Procure diferentes fornecedores para comparar valores. No entanto, leve sempre em conta que, independente da empresa, alguns materiais como rendas e pedras podem encarecer o convite.


  1. 5. Escolha uma fonte agradável aos olhos


Tão importante quanto a beleza do convite é a sua legibilidade. Um modelo de convite de casamento deve ser sedutor e, sobretudo, informativo.


Faça opção de fontes de fácil leitura, para não ter como errar. Além disso, evite tipografias simples demais e rebuscadas demais. Opte por elegância e alinhamento à proposta do convite.



Também é fundamental pensar na subscrição dos convites de casamento pois o nome do convidado precisa ser escrito com muito capricho. 


Para isso, a melhor opção é contratar os serviços de um calígrafo. O pré-requisito para um bom calígrafo é ter letra legível, sofisticada e ter bom domínio do português.


As principais tendências de convite de casamento


Agora que você já tem as principais orientações para o escolher um bom modelo de convite de casamento, é hora de se inspirar!


Separei algumas tendências de convite de casamento para tornar a sua escolha mais fácil. Veja só!


Convites clássicos


Os convites de casamento clássicos são os modelos convencionais e, geralmente, os favoritos dos casais que se casam em igrejas e depois se deslocam para a festa de casamento. 


Possuem seus envelopes retangulares nos tons pastel ou off white, acompanhados do brasão de casamento.


Nos convites clássicos os noivos podem apostar em adereços decorativos como fita cetim, lacres de cera e lacres metálicos.


Convites rústicos


Os convites de casamento rústicos podem ser utilizados tanto para casamentos na praia, quanto para casamentos no campo.


E, geral, são convites em diferentes formatos, com papéis rústicos como kraft liso e kraft linhão em harmonia com papéis mais tradicionais com tons off white.  


Para este modelo, vale apostar em fitas duplas, cordões e até mesmo conchinhas, que são perfeitas para casamentos na praia!


Convites modernos


Os convites modernos são aqueles que refletem cerimônias inovadoras. Neste modelo, é possível trabalhar com formatos diferenciados, papéis texturizados e detalhes com cores fortes. 


Uma tendência desse modelo de convite de casamento é a interatividade. Que tal oferecer um convite em formato de quebra-cabeça? Ou que tal apostar em caricaturas dos noivos? E quem disse que convite precisa ser retangular - que tal um cubo?


Escolha o modelo de convite de casamento com antecedência


Não adie a escolha do convite! Inicie a procura pelo modelo de convite de casamento perfeito desde o início da organização da celebração.


Lembre-se de que ele é um dos itens mais importantes da festa e surpreender seus convidados é indispensável!


Por falar em antecedência, vale ressaltar que é indispensável que o seu modelo de convite de casamento tenha o pedido de confirmação de presença.


A mensagem deve ser acompanhado pelo telefone/e-mail do responsável pela confirmação. Caso julgue necessário, defina uma data limite para a confirmação; o ideal é que seja cerca de 10 dias antes do casamento.


Não se esqueça que o convite é o primeiro contato de seus convidados com o seu casamento, portanto, este não é um simples pedaço de papel, mas um gatilho para que seus convidados preparem-se para o momento e conheçam o estilo da festa.


Gostou das orientações para escolher o modelo de convite de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!


Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )