Imagem capa - Fotografia de casamento: 7 fatos que toda noiva precisa saber por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Fotografia de casamento: 7 fatos que toda noiva precisa saber


Você gastou meses - ou até mesmo anos! - organizando o seu casamento, para que tudo saísse perfeito. Logo, eternizar esse momento torna-se indispensável e, para isso, nada melhor do que investir em uma fotografia de casamento de qualidade.


Escolher bem o fotógrafo (clique aqui e leia esta matéria sobre a escolha do fotógrafo)  é uma das tarefas mais importantes para o casal com o casamento, pois somente um bom profissional irá conseguir captar com maestria toda a emoção não só da cerimônia, mas todo esse dia tão especial.


No entanto, por mais que a qualidade da fotografia de casamento seja uma prerrogativa do fotógrafo, é fundamental que o casal tome algumas iniciativas para garantir o registro perfeito.


A fotografia de casamento é resultado da competência do fotógrafo, da dedicação e da sintonia entre ele e os noivos. Pensando nisso, separei 7 fatos sobre este trabalho que toda noiva precisa saber. Confira!


  1. 1. Boas fotos levam tempo


Boas fotos não resultam de apenas 5 minutos de cliques. Para fotos espontâneas, em várias vezes é necessário que o fotógrafo aguarde o momento certo, algumas vezes por bastante tempo, até que a cena que ele imagina efetivamente aconteça. 


Em muitos casos, eu começo a fotografar uma ação e só paro de fotografar depois que ela efetivamente acontece.


Noiva olhando sorrindo para o noivo

Esta foto mostra que a paciência do fotógrafo em aguardar o momento certo é recompensada.


Para as fotos posadas, às vezes são necessárias várias tentativas, ângulos e poses diferentes até encontrar o resultado perfeito. Por isso, dedique um tempo significativo para fazê-las.


Para começar, não contrate o fotógrafo somente para a cerimônia. As fotos do making of  ajudam a contar a história do dia, que envolve ansiedade, felicidade, tensão, êxtase, choros e sorrisos.


Já pensou deixar de fora dos seus registros você e suas madrinhas se preparando juntas (clique aqui e leia uma matéria sobre dicas para a escolha dos vestidos das madrinhas), a sua excitação de ver o vestido, a cumplicidade com a sua mãe, ou o choro do seu pai? Viu como faz parte da sua história?


Noiva se arrumando junto com as madrinhas e sua mãe.

Noiva se arrumando junto com as madrinhas e sua mãe.


Na cerimônia, é essencial que haja fotos emocionantes! Não prenda suas emoções e não sinta vergonha de nada. É o seu grande dia, o choro é liberado e até a maquiagem (quando feita por uma especialista em noivas) é pensada também para aguentar as lágrimas de felicidade. 


Mas não pare por aí. Dedique um tempo após a cerimônia para fotos únicas e intimistas do casal. Faça uma pausa da família e dos convidados após o "sim" e vá com o fotógrafo para um lugar bonito e aconchegante. Neste momento, se for preciso, peça para que sua cerimonialista / assessora aguarde. Dê tempo e espaço para o seu fotógrafo trabalhar, afinal, você o contratou por confiar no seu trabalho, não é mesmo?


Busque ter fotos de todas as pessoas queridas e importantes na festa - não deixe as fotos protocolares para depois. Faça-as enquanto os padrinhos e familiares ainda estão arrumados. Converse com sua cerimonialista / assessora para que mantenha as pessoas próximas a vocês para que vocês não demorem a realizar esses registros.


Depois das fotos do casal e das fotos protocolares, apenas relaxe e curta sua recepção. Não se preocupe em posar e deixe que o fotógrafo capture vocês e os convidados conversando, dançando e realmente aproveitando a festa. Afinal, fotos espontâneas de gente feliz são as melhores coisas que você pode ter no seu casamento, certo? (Clique aqui e leia uma matéria sobre o que eu acredito serem os três fatores chave para fotos incríveis do seu casamento!)




  1. 2. Prepare-se em um lugar tranquilo e busque relaxar


Por falar em fotos de making of, é fundamental que você escolha um lugar tranquilo para se preparar e fotografar!


Afinal, você não quer sair com um semblante preocupado nas fotos mais especiais da sua vida, não é mesmo?


Vale lembrar que toda preparação já gera uma ansiedade, que pode ser agravada por excesso de pessoas e falta de conforto.


Tente reunir  as convidadas especiais - como a mãe, a irmã e algumas madrinhas. É importante que você tenha pessoas amadas interagindo com você durante a sua preparação, mas não exagere. Assim, o maquiador e o fotógrafo trabalharão com mais liberdade.



Além disso, cuidado com os elementos que causam poluição visual - esteja atenta a camas desarrumadas, malas, mochilas, bolsas, pacotes de alimentos, garrafas e guardanapos antes dos cliques. Depois disso é só curtir o seu vestido ou tomar um espumante com as suas madrinhas!


Outra coisa que pode te ajudar a relaxar é definir uma pessoa para resolver eventuais "pepinos" no dia do casamento. Foque em curtir o seu dia e deixe que outra pessoa como um familiar, uma madrinha ou sua cerimonialista resolvam pequenos imprevistos no dia do casamento.


  1. 3. Fotografia de casamento ao ar livre exige desapego material


Está pensando em fazer uma sessão pré-casamento ao ar livre? Vai casar num sítio ou num campo? A beleza de fotos em campos e pôr do sol exigem certo desprendimento com roupas.


Para alcançar o resultado desejado, seu vestido e sapatos provavelmente ficarão sujos. E só se você estiver relaxada quanto a isso, poderá alcançar a espontaneidade desejada.



Não se preocupe com algumas formigas, carrapichos, barras de vestidos sujas ou molhadas, de andar descalça ou de entrar no meio do mato. Eu garanto que você vai adorar o resultado depois!


  1. 4. Considere evitar celulares e câmeras amadoras


Em uma época em que é difícil deixar o celular de lado por algumas horas, é muito fácil para os convidados bancarem os fotógrafos. 


Imagine se, na hora de momentos únicos, como a sua entrada, um convidado acabe por atrapalhar o fotógrafo ao segurar um celular logo à frente do profissional? Uma foto memorável pode se tornar uma decepção! 








Já imaginou perder o choro do noivo por um convidado com celular? Seria uma pena!

Se possível, peça sutilmente aos convidados que evitem fotografar com celulares durante a cerimônia - deixem os aparelhos para tirar selfies durante a festa!


  1. 5. Mantenha o fotógrafo a par das questões familiares


Lembre-se que o fotógrafo não conhece a sua família. Para garantir que todos tenham um registro, faça uma lista com referências sobre as pessoas especiais e entregue-a ao seu fotógrafo e à sua cerimonialista.




Além disso, previna-o de polêmicas. Explique situações como divórcios e mortes, para que não seja arquitetada, involuntariamente, alguma situação constrangedora para os familiares.


  1. 6. Ofereça liberdade criativa ao profissional


Você tem todo o direito de mostrar inspirações, poses e fotos desejadas para o fotógrafo, a fim de realizar registros memoráveis, mas jamais busque delimitar, por conta própria, o trabalho do profissional. Para ser criativo e registrar com excelência, o fotógrafo precisa de liberdade.




Cada fotografia de casamento é única, pois cada making of, cerimônia e recepção possuem suas particularidades. Deixe o fotógrafo encontrar luzes, ângulos e situações diferentes para registrar o seu casamento da melhor forma possível!


Não é bom querer fabricar as mesmas fotos de um lugar diferente, com pessoas distintas. Permita que a originalidade e essência da sua celebração prevaleçam!




  1. 7. Chegou o dia do casamento: Se jogue!

Você e seu noivo já se dedicaram muito para que a cerimônia seja perfeita. No grande dia, preocupe-se em viver plenamente a experiência.


Fotografia de casamento é, de fato, um registro da emoção. É claro que as fotos posadas são indispensáveis - sobretudo com a família - mas aposte suas fichas na espontaneidade.


Reserve um tempo para a valsa dos noivos - sem mais ninguém na pista de dança. Curta este momento por alguns minutos e permita que o fotógrafo capture este momento único e cheio de romantismo. 




Fotos na pista de dança, com os padrinhos, brincadeiras e a curtição de um dia com seus melhores amigos certamente irão render muitos sorrisos e muitas fotos irreverentes e divertidas!


Com os noivos conscientes do seu papel para construir oportunidades perfeitas, a responsabilidade de eternizar a felicidade transfere-se apenas para a mão do profissional!




Com poucas medidas, é possível criar possibilidades incríveis e situações memoráveis para gerar a fotografia de casamento perfeita, sem arrependimentos.


Curtiu esse artigo? Acha que ajudou?


Se você gostou do artigo e das fotos eu tenho uma surpresa pra você.

Pensando em atrair cada vez mais histórias incríveis para o nosso dia a dia, eu vou selecionar e presentear 5 casais que irão se casar em 2019 e mais 5 em 2020 com um ensaio PRÉ CASAMENTO! =D

Gostou da ideia? Se você se gostou do meu trabalho, eu te convido a participar!

Corre que dá tempo ainda!

Para participar você só precisa clicar na imagem abaixo e responder algumas perguntinhas.



Gostou das dicas sobre fotografia de casamento? Estou sempre oferecendo diversas dicas sobre casamento no meu blog. Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!

Cadastre-se na lista de dicas!

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )