Imagem capa - Livros para gestantes: 7 títulos relevantes sobre maternidade por Ricardo Clavello
GestantesDicas

Livros para gestantes: 7 títulos relevantes sobre maternidade


O nascimento de uma criança transforma a vida dos pais. Para as mães, este é um momento ainda mais delicado e especial. Por isso, muitas recorrem a várias estratégias de preparação para a maternidade, como a leitura de livros para gestantes.


A gravidez traz muitas alegrias, mas com ela, muitas dúvidas. As questões de saúde podem ser esclarecidas pelo médico, mas os cuidados cotidianos exigem, além de prática, aconselhamento.


A literatura está repleta de livros para gestantes - muitos deles, escritos de mães para mães. 


A maternidade é uma bênção, mas também uma grande responsabilidade. Se você está prestes a dar à luz, eu gostaria de compartilhar alguns livros para iluminar este momento!


É claro que nenhuma das dicas devem ser utilizadas como manual - afinal, cada família deve encontrar sua forma ideal de funcionar e conviver.


Mas os oito livros para gestantes aqui citados podem dar orientações valiosas sobre maternidade e esclarecer dúvidas comuns, em especial, para as mamães de primeira viagem. Boa leitura!



  1. 1. O Diário de Bordo do Parto (Luciana Herrero)


Em “O Diário de Bordo do Parto”, a autora Luciano Herrero busca auxiliar a mulher em tudo o que envolve o nascimento do seu bebê.


A obra explica quais são as práticas confiáveis para o parto, os mitos e verdades sobre o momento, a dor do parto e o que é a triste violência obstétrica.


O livro ainda conta com relatos de dezenas de mães, que comentam sua experiência com o tipo de parto escolhido e a preparação para dar à luz.


  1. 2. Nasceu, e agora? (Stéphanie Sapin-Lignières)


Este livro é um verdadeiro guia definitivo para os pais de primeira viagem cuidarem de seus bebês durante o primeiro ano de vida.


A partir dessa leitura gestantes encontram dicas para criar uma rotina com o bebê - posições para amamentar, como fazer a criança dormir e a hora do banho e mais.


A autora, Stéphanie Sapin-Lignières é monitora perinatal, trabalhando há 35 anos com a orientação de casais sobre pré-natal, parto e pós-parto.



  1. 3. Dúvidas de Mãe (Larissa Fonseca)


Dúvidas de Mãe é um manual publicado para auxiliar as novas mães a lidar com os seus bebês e a rotina da maternidade.


Em sua obra, Larissa Fonseca busca ajudar as mulheres a não se tornarem mães perfeitas, mas mães possíveis.


A psicóloga responde às principais dúvidas das mães relacionadas à educação, alimentação, desfralde, aprendizado e comportamento dos bebês.


Há ainda, atenção especial para os hábitos e tendências dos dois anos de idade, vistos por muitos pais como uma idade difícil.


Certamente esse é um dos livros para gestantes mais completos da atualidade!



  1. 4. Bebê a Bordo (Flávio Garcia de Oliveira)


O ginecologista e obstetra Flávio Garcia de Oliveira é mais do que médico: é pai de sete filhos, o que lhe garante vasta experiência em todos os âmbitos da maternidade e paternidade.


Em seu livro, o médico tornou a linguagem técnica das consultas em uma prazerosa conversa. 


Ele apresenta os desafios das 40 semanas de gestação, explicando as transformações ocorridas no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê.


O livro não se restringe à relação mãe e filho, mas também esclarece as dúvidas dos papais e oferece conselhos para o casal curtir este momento especial.



  1. 5. Marinheira de primeira (Olivia Bernardes)


A espera do primeiro filho é um momento de muita alegria e exaltação, mas com ele surgem muitas dúvidas e inseguranças.


Muitas mães de primeira viagem escutam conselhos de todo lado - mas Olivia Bernardes, mãe de três filhos, selecionou as dicas corretas.


Com o respaldo de pediatras e obstetras, essa super mamãe criou o curso “Marinheira de Primeira” que, durante dez anos, orientou muitas grávidas sobre a prática do dia a dia nos cuidados com o bebê.


O curso se transformou neste livro que oferece conselhos sobre a descoberta da gravidez, a escolha do pediatra, o preparo do enxoval, a higiene do bebê e a retomada da vida sexual do casal.



  1. 6. A maternidade e o encontro com a própria sombra (Laura Gutman)


Este é um livro indispensável para a preparação psicológica das mulheres para a maternidade.


Ser mãe é uma experiência única e indescritível, mas também é o ponto de partida para novos sentimentos e emoções.


Nesta obra, a psicoterapeuta Laura Gutman busca realizar uma análise da psique feminina e dos impactos que os filhos têm sobre ela.


A obra auxilia as mulheres a reformular muitos dos preconceitos sociais sobre maternidade, educação e comunicação entre adultos e crianças.



  1. 7. O que esperar quando se está esperando (Arlene Eisenberg e outros)


Um dos maiores best-sellers sobre gravidez e maternidade, essa obra é um verdadeiro guia para mães - sejam elas de primeira viagem ou não.


O livro reúne informações completas sobre a escolha do médico, o pré-natal, métodos de parto, gravidezes subsequentes, sexo na gestação, cesariana e sintomas da gravidez.


O guia delimita todos os desafios vividos pela mulher nessa etapa, oferecendo informações desde a dieta, aleitamento e cuidados pós-parto.


Ah, e a obra ainda conta com um capítulo exclusivo e completo dedicado aos futuros papais!



  1. 8. Boas-vindas, bebê - Volume 1 (Ana Escobar)


A série “Boas-vindas, bebê” é composta por três livros e o primeiro deles é o melhor dos livros para gestantes.


O primeiro volume aborda questões que aparecem logo após o parto: o papel dos pediatras, os exames e vacinas que devem ser providenciados e como organizar as visitas.


A obra ainda instrui pais e mães a lidarem com os primeiros dias do bebê em casa: a organização do quarto, a amamentação, cuidados com o umbigo, higiene oral e mais.


Onde comprar livros para gestantes?


A maternidade é um momento de muitos gastos e investimentos, afinal, além dos cuidados com a saúde da mãe e do bebê, é hora de montar o quarto da criança.


Dessa forma, essa é uma época em que toda economia é bem-vinda. Por isso, para adquirir os livros sobre maternidade, aposte nos sebos.


A Estante Virtual é um site que mapeia os livros para gestantes desejados, nos principais sebos do país - oferecendo preços justos do produto e do frete. Aproveite!


Se você gostou das dicas de livros para gestantes, continue acompanhando o blog. Estou sempre divulgando novidades para as mamães. Assine!



Inscreva-se para receber mais dicas sobre a gestação!

* indicates required