Imagem capa - Os Principais Erros que as Noivas Cometem na Organização do seu Casamento por Ricardo Clavello
DicasCasamentos

Os Principais Erros que as Noivas Cometem na Organização do seu Casamento


Há alguns dias, eu conversei com uma amiga que ficou noiva recentemente, e ela me disse que não faz ideia de sequer por onde começar a organizar o casamento. Noivas recentes que não buscarem se preparar, estarão mais propensas a erros na organização do casamento.


Acredito que toda noiva se identifique um pouco com a minha amiga, não é mesmo? Dizem "sim!" para o pedido de casamento e, então, acabam caindo de paraquedas nesse universo, que é extremamente complexo!


Mas não duvido que, como toda noiva, você sonha com uma noite ou dia perfeito, né? Por isso, para dar conta do recado, é prevenir-se de falhas e enganos.




Para facilitar um pouco a vida das noivinhas, reuni os principais erros na organização do casamento que, infelizmente, muitas noivas cometem. 

Continue a leitura!



1. Não contratar uma assessoria é o mais grave dos erros na organização do casamento




A assessoria do casamento não deve ser um item "dispensável" e talvez esse seja um dos piores erros que uma noiva possa cometer.


A experiência das assessoras é de extrema importância, já que estarão atentas para pequenos detalhes, e também já conhecem as nuances da organização de eventos como seu.


Para ser uma noiva tranquila no dia do seu casamento, você precisará de um "anjo da guarda".



Uma boa assessora para seu casamento fará esse papel e ajudará muito fazendo com que tudo corra muito bem e você possa curtir tranquila o seu grande dia.


Uma noiva sem uma assessoria adequada pode acabar deixando de pensar em coisas importantes para o casamento ou perder muito tempo e dinheiro por não conseguir pensar em todos os detalhes ou ter que realizar alguns gastos mais de uma vez.


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj

Você quer ser uma noiva tranquila ou descabelar-se, gritando para todos os lados no grande dia? rs



2. Não iniciar o planejamento pela lista de convidados




A lista de convidados é o primeiro passo para o planejamento do seu casamento. De acordo com ela, você buscará seus principais fornecedores, como a igreja, o salão de festas e o buffet.


Imagine o quão desesperador pode ser contratar um salão de festas para 150 pessoas e descobrir que sua lista de convidados não terá menos de 250 pessoas. Já pensou na crise?


Ou então possuir 100 convidados e contratar um salão para 300 pessoas que, durante a festa, parecerá estar "vazio demais". Passa a sensação de que muita gente não quis prestigiar o seu dia, não é mesmo?




convidados no casamento, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Portanto, a lista de convidados é a primeira coisa que a noiva deve fazer e então, a partir dela, iniciar a organização do seu casamento.


Obviamente existem aqueles noivos que têm uma ideia aproximada da lista de convidados e da quantidade  total. Por isso, geralmente eles não têm problemas ao fechar primeiro a casa de festas e ir resolvendo outras coisas em paralelo.



A partir da lista de convidados é possível evitar uma sequência de erros na organização do casamento.

É muito importante que seus convidados sintam-se confortáveis, caso contrário, eles irão embora cedo por não aguentarem ficar em um espaço apertado.




organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Não é isso que queremos, não é mesmo? Queremos que todos se divirtam sem limites!

3. Convidar não-convidados do casamento para suas festas de pré-casamento



Por falar em lista de convidados, é preciso tê-la em mente muito cedo para evitar saias justas durante a organização do casamento.

Por isso, em hipótese alguma convide para o chá de panela ou de lingerie pessoas que você e seu noivo não têm intenção de convidar para a cerimônia e/ou recepção.






Os chás têm a intenção de reunir as pessoas mais queridas e próximas dos noivos e, por isso, cada convidado já deve estar na lista de convidados do casamento.

A única exceção é um chá de panela no local de trabalho, em que um grande número de colegas de trabalho contribuem para uma celebração escritório.



Nesse caso, nem sempre você sente-se próxima o suficiente de todos para acrescentá-los na cerimônia - e muitos, é claro, entenderão completamente essa situação.




4. NÃO DEFINIR OU SER EXTREMAMENTE RÍGIDA NO SEU ORÇAMENTO


Ao planejar seu casamento, a noiva acaba descobrindo que esse evento é como uma obra. Gastos que ela não imaginava acabam surgindo, "torram" a paciência e frustram as noivas nessa etapa.


Os fornecedores estão sempre buscando alguma novidade para poder oferecer um serviço melhor e diferenciado aos noivos e, por isso, acabam tendo tendências que encantam as noivas e acabam com seu orçamento.


Mas você quer ser uma noiva feliz e não quer passar por dificuldades financeiras, não é mesmo?


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Então é  importante que você tenha um orçamento definido, porém, que ele não corresponda a toda a sua capacidade de investimento para esse dia tão especial. 


Como assim, Ricardo?


Vou explicar: Defina seu orçamento como 85% da sua capacidade de investimento no casamento, como, por exemplo: Se a sua capacidade de investimento é de R$100.000,00, defina seu orçamento para o casamento em R$85.000,00. 


organização do casamento, dinheiro no casamento, saúde financeira no casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Esteja preparada para gastar até 15% mais do orçamento ou inicie o planejamento do casamento mais cedo (como definido ali em cima) em desejos que surgirão ou imprevistos, assim, você não comprometerá a sua capacidade financeira adicionando itens ao seu casamento que você descobriu que existiam depois.


Fazendo uma reserva e/ou garantindo os itens essenciais primeiro te deixarão livre para conhecer as novidades e adicionar muitas tendências à sua festa.


5. FALTA DE FOCO NA BUSCA DOS FORNECEDORES


Enquanto fotógrafo de casamentos, frequentemente recebo pedidos de orçamentos de noivas que ainda não fecharam a casa de festas nem igreja e, portanto, ainda não têm uma data certa para o seu casamento. 


Essa falta de foco na busca acaba fazendo com que a noiva desperdice energia na organização, por não buscar os profissionais na ordem mais indicada.


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Uma assessora (lembra do item 1?) ajudará você na ordem das buscas, mantendo o foco nas etapas corretas da organização do casamento

Por exemplo: se você ainda não fechou o salão de festas, não adianta cotar o buffet, fotógrafo, videomaker, sem poder informar a data e saber da disponibilidade deles. 

Você estará somente gastando energia que poderia resolver outras demandas enquanto especula possíveis fornecedores.

Pedir orçamentos a todos os fornecedores que descobrir também é uma falta de foco que "roubará" sua energia. 

Obviamente você terá uma lista de fornecedores que se enquadram mais com o que você deseja, em detrimento de outros. Certamente você achará alguém com o estilo de trabalho que você se identifica.


É necessário também listar os fornecedores necessários de acordo com o estilo e o horário da sua celebração. Por exemplo, por que cotar uma equipe de estrutura de iluminação se você irá casar durante o dia?


Olha esse letreiro escrito Love <3. É lindo, né? Mas de dia ele fica bem simples... Funciona muito bem para casamentos de noite! Entendeu a dica?


letreiro LOVE, placa LOVE, organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Outro segredo importante no mercado de casamentos é que existem profissionais cobrando todos os tipos de valores, desde os muito baratos até os muito caros. 

Os motivos e perigos disso são assunto para um outro artigo, mas é importante você saber que será impossível você ter uma média dos valores a serem gastos assim, pedindo orçamentos a esmo


Se você deseja uma noção melhor de quanto gastar, é melhor conversar com a sua assessora!


6. Não cumprir o cronograma


O cronograma que a sua assessora faz para seu casamento não é só para organizar seu tempo e dividir as tarefas entre os meses.

Cada tarefa tem razão de estar naquele período porque cada tipo de fornecedor e serviço tem suas peculiaridades.



Se você não definir seu fotógrafo, por exemplo, com antecedência, corre grande risco de ficar sem, afinal, bons profissionais são muito procurados e têm a agenda cheia. 

Mas já outros itens podem ser fechados nos meses mais próximos ao casamento, como por exemplo, o cardápio do buffet, convites, open bar, etc.

Ou seja, para cada detalhe, para cada item, há um momento ideal nos meses que antecedem seu casamento, para serem pesquisados e contratados.

O  cronograma também leva em conta o orçamento de vocês para que consigam pagar tudo de forma mais leve, durante todo o período de organização.

Isso vai ajudar para que faltando um ou dois meses para o casamento vocês consigam estar com praticamente tudo resolvido, só curtindo e cuidado dos detalhes gostosos.

Existe ainda o cronograma do cerimonial do dia do casamento. É outro item importante a seguir para que vocês possam cair na pista de danças sem preocupações e sem atrasos que atrapalhem a sua diversão!




7. QUERER ECONOMIZAR EM TUDO


A decoração DIY, super tendência em casamentos, permite celebrar uma festa muito original e econômica, mas você vai precisar de algum talento para fabricar os seus objetos, a não ser que sejam muito fáceis de fazer.

Não adianta querer sem poder. Se vocês nunca fizeram nada, não vai ser na organização do casamento de vocês que darão este passo, não é verdade?  Seria um enorme risco de algo dar errado!

A tarefa de organizar um casamento é coisa para profissionais e, a não ser que você seja uma pessoa super talentosa (em decoração, buffet, organização, etc), você terá problemas.


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj

Contrate os profissionais adequados e não se arrependa de nada. O seu casamento não permite “riscos”! Às vezes (muitas vezes) o barato sai caro.


Considere também fazer escolhas para economizar. Não seja rígida. 


Às vezes, a diferença de um profissional mais barato para outro que é o seu sonho pode ser cerca de R$1.000,00, que, parcelado em 12x é uma diferença de menos de R$100 mensais. Além disso, é possível buscar economizar em outras áreas do casamento caso você faça questão de um fornecedor em especial.




Quer um exemplo? Se você terá 150 convidados, considerando que 75 sejam mulheres e você queira fazer chinelos como lembranças que custam R$15 cada. O total chega a R$1.125, que poderiam ser destinados a pagar um ensaio ou um álbum, que serão suas memórias.


Acredite: é melhor fazer um leve esforço financeiro (e também lembrar lá do item 4) do que se lamentar depois. Ai, meu coração!


Convidadas dançando em casamento - assessoria casamento; fotografo casamento rj; casamento fotografia; fotografia casamento  organização casamento; foto cabine casamento; casamento festa; cabine fotografica casamento; casamento eventos; casamento noiva; casamento musica; foto lembrança casamento; video casamento; casamentos baratos; casamento noivo; aliança casamento; casamento vestido; casamento convite; casamento lista; casamento amor; namoro casamento; mestre de cerimonia casamento


8. NÃO CONTRATAR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS


"Eu tenho um amigo que tem uma boa câmera.", "A gente coloca uma playlist do Spotify.", "A minha vizinha faz uns salgadinhos ótimos!" ou "Já vi vários tutoriais de maquiagem no youtube.".

Esqueça isso. Casamento é um dia super importante e ao não contratar profissionais, você pode transformar o seu sonho em um pesadelo. Os serviços para casamentos geralmente exigem treinamento específico, experiência, responsabilidade para a execução do serviço e a necessidade de trabalhar sob pressão. 

Esqueça esses pensamentos! Casamento é uma festividade muito importante e, ao não contratar profissionais, você pode transformar o seu sonho em um pesadelo. 


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj



Os serviços para casamentos geralmente exigem treinamento específico, experiência, responsabilidade para a execução do serviço e a necessidade de trabalhar sob pressão.

Não é a hora de arriscar - este conselho também é válido para a contratação de profissionais de baixa credibilidade.

Ao contratar amadores, muitas noivas sofrendo problemas e desgostos, já que alguns não têm experiência e nem comprometimento suficiente para as funções.



É melhor contratar um especialista e ficar linda e plena, né?


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


O filme, que deveria ser uma recordação especial, muitas vezes fica com qualidade caseira. O mesmo acontece com o Dj, o fato do amigo gostar de som e ter conhecimento em equipamentos não quer dizer que ele tenha preparo para fazer um evento tão especial como um casamento.

Seus amigos devem estar lá para se divertirem. Deixe o trabalho para os profissionais.



organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


9. Ignorar conselhos, mas também esquecer definir o limite dos pais e cunhados




Quer queira ou quer não, a não ser que você realize um Elopement Wedding, casamento sempre vai ser um acontecimento em que a família dos noivos acabarão participando.

Geralmente os pais dos noivos têm o maior prazer em participar dos preparativos do casamento, não só ajudando financeiramente, mas também com alguns conselhos e opiniões.

É claro que todo e qualquer casal gostaria de escolher o estilo do casamento que sempre sonharam, mas receber opiniões da família pode ser muito importante também.



Não deixe que as pessoas especiais se sintam fora do seu planejamento, procure sempre incluí-los contando novidades sobre os preparativos do seu grande dia.

O problema está quando os pais, sogros, irmãos e cunhados impõem sua opinião, afetando a autonomia e poder de decisão do casal - e, segui-los cegamente é um dos principais erros na organização do casamento.

É claro que você deve agradecer pela ajuda dos seus familiares, mas seja franca com eles sobre suas decisões ou ações que estão causando problemas.



10.  Deixar o noivo de fora



Eu sei que muitos noivos até preferem adotar papel de coadjuvantes na organização do casamento. E sei que muitas noivas também! rs

Ouço muitas noivas dizerem que preferem que eles fiquem mais “quietinhos”e que deixem o poder de decisão na mão delas.

Na minha opinião, isso não é uma postura bacana, pois se a ideia é se casar, construir uma celebração para dois, ambos precisam dividir as responsabilidades e ter seus gostos contemplados.




Isso não quer dizer que vocês têm que fazer tudo juntos, ou que as tarefas tenham que ser divididas meio a meio.


Ele pode cuidar só do que mais gosta e você também, você pode acabar cuidando de mais coisas que ele, até porque muitas vezes um tem mais tempo que o outro.

É fundamental é que ambos estejam envolvidos em uma festa que seja a cara do casal.





11. Não estimar tempo gasto na arrumação / making of


Garantir que a cerimônia e a festa comecem na hora certa é muito importante para o sucesso da grande noite.

Para isso, é fundamental estar atenta aos compromissos que antecedem à celebração para que não atrasem e, consequentemente, afetem todo o cronograma.




É muito importante você frisar no tempo que vai ser gasto para a execução do seu penteado e maquiagem no grande dia.

Tente se programar com seu cabeleireiro e maquiador com muita antecedência para que nenhum imprevisto aconteça. Não deixe de realizar uma prévia com seu profissional de beleza. 


A prévia é um item fundamental para estimarem o tempo necessário de preparação no dia!



12. Não calcular o tempo entre o fim da cerimônia e o início da recepção


Um dos principais erros na organização do casamento é não calcular o tempo entre o fim da cerimônia e o início da recepção

Quando há um tempo grande de diferença entre a cerimônia e recepção, os convidados podem ficar irritados pela espera.

Se a sua cerimônia e recepção estão localizados em lugares diferentes, tente fazer o seu melhor para minimizar esse intervalo entre a cerimônia e a recepção.



Saibam exatamente quanto durará sua cerimônia, o tempo de trajeto de um local para o outro e definam a hora em que será iniciada a cerimônia.

Os convidados sairão do local da celebração e devem ser recepcionados logo em seguida, sem que haja muito tempo entre uma etapa e outra.



13. Esquecer de alimentar os fornecedores da festa




A última coisa que você não quer ver no dia do seu casamento é um DJ desanimado sem um pingo de energia ou um fotógrafo exausto, não é?

Portanto, não se esqueça de incluir a sua equipe como convidados. Negocie com o buffet para que o serviço seja servido também para os fornecedores que estarão presentes na festa.




Isto inclui o seu cerimonialista, fotógrafo e cinegrafista, DJ ou banda, assistentes e mais.

Fique atenta, pois bandas, DJs e outras atrações musicais costumam ter algumas exigências de camarim no contrato - como bebidas alcoólicas, energéticos, entre outros! Busque conseguir de cortesia com o buffett os pedidos das atrações.


14. DEIXAR A ORGANIZAÇÃO PARA A ÚLTIMA HORA


E, por último, não deixe nenhum detalhe da organização para a última hora!


Algumas noivas têm o dom do planejamento e da organização, outras não. Mas se você faz parte do amplo grupo de noivas que não possui este dom natural, você deve fazer um esforço extra (e ter muita ajuda da assessora) para montar uma planilha com todas as tarefas, responsabilidades e orçamentos do seu casamento.


Se você não souber se organizar, vai ficar rodando de um lado pro outro sem nem saber o que está acontecendo.


organização do casamento, noivos felizes, fotografia de casamento rj, fotografia de casamento jf, fotografo de casamento jf, fotografo de casamento rj


Lembre-se que tempo é dinheiro. Maior a antecedência do casamento, menos tempo (e dinheiro) serão jogados no lixo. 

Com um período maior de planejamento, você pode ter prazos mais extensos com fornecedores ou negociar descontos para pagamentos à vista com bastante antecedência.

Além disso, se você deseja fazer itens da decoração à mão ou comprar algumas lembrancinhas, cogite fazer tudo com bastante antecedência para não ter surpresas.



Item de decoração DIY - assessoria casamento; fotografo casamento rj; casamento fotografia; fotografia casamento; organização casamento; foto cabine casamento; casamento festa; cabine fotografica casamento; casamento eventos; casamento noiva; casamento musica; foto lembrança casamento; video casamento; casamentos baratos; casamento noivo; aliança casamento; casamento vestido; casamento convite; casamento lista; casamento amor; namoro casamento; mestre de cerimonia casamentoItem de decoração DIY - assessoria casamento; fotografo casamento rj; casamento fotografia; fotografia casamento; organização casamento; foto cabine casamento; casamento festa; cabine fotografica casamento; casamento eventos; casamento noiva; casamento musica; foto lembrança casamento; video casamento; casamentos baratos; casamento noivo; aliança casamento; casamento vestido; casamento convite; casamento lista; casamento amor; namoro casamento; mestre de cerimonia casamentoItem de decoração DIY - assessoria casamento; fotografo casamento rj; casamento fotografia; fotografia casamento; organização casamento; foto cabine casamento; casamento festa; cabine fotografica casamento; casamento eventos; casamento noiva; casamento musica; foto lembrança casamento; video casamento; casamentos baratos; casamento noivo; aliança casamento; casamento vestido; casamento convite; casamento lista; casamento amor; namoro casamento; mestre de cerimonia casamentoItem de decoração DIY - assessoria casamento; fotografo casamento rj; casamento fotografia; fotografia casamento; organização casamento; foto cabine casamento; casamento festa; cabine fotografica casamento; casamento eventos; casamento noiva; casamento musica; foto lembrança casamento; video casamento; casamentos baratos; casamento noivo; aliança casamento; casamento vestido; casamento convite; casamento lista; casamento amor; namoro casamento; mestre de cerimonia casamento






São muitas as armadilhas e erros na organização do casamento que você pode cometer, mas com uma assessoria e a parceria de seu noivo, as burocracias serão breves e, quando menos você esperar, estará curtindo a sua festa.



Curtiu esse artigo? Acha que ajudou?


Se você gostou do artigo e das fotos eu tenho uma surpresa pra você.

Pensando em atrair cada vez mais histórias incríveis para o nosso dia a dia, eu vou selecionar e presentear 5 casais que irão se casar em 2019 e mais 5 em 2020 com um ensaio PRÉ CASAMENTO! =D

Gostou da ideia? Se você se gostou do meu trabalho, eu te convido a participar!

Corre que dá tempo ainda!

Para participar você só precisa clicar na imagem abaixo e responder algumas perguntinhas.